4/27/2022

Modelo de plano de aula para a educação profissional

 Plano de Aula Dados básicos da aula

Nome da disciplina: O corpo cênico;

Data: dia 28 de junho de 2021. Das 08:00hs às 11:00hs da manhã;

Tema da aula: Jogos teatrais;

Local da atividade: auditório;

1. Competências

Para a efetivação desta atividade é fundamental saber que os “Jogos Teatrais” são também conhecidos como jogos improvisacionais, uma técnica desenvolvida pela teatróloga estadunidense Viola Spolin com o objetivo de aperfeiçoar atores profissionais ou introduzir ao teatro atores iniciantes.

2. Metodologia

2.1 Estratégia de ensino:

Os alunos serão convidados a se retirar da sala de aula e a ocupar outro espaço. Pode ser um espaço ao ar livre ou mesmo um auditório, o importante é tirá-los da zona de conforto da sala de aula. Neste lugar o plano de aula deverá se desenvolver;

Estando os alunos devidamente acomodados eles terão a oportunidade de participar de uma aula expositiva dialogada onde lhes será explicado do que trata os jogos teatrais, como como foram criados, quais suas regras, como funcionam e quais os seus objetivos;

Para esta aula serão priorizadas as estratégias de aula expositiva dialogada e simulação a partir da criação de uma cena onde os estudantes colocarão em prática o que foi aprendido durante a aula expositiva;

2.2 Implementação da estratégia:

Com três horas de duração a estratégia para essa aula será implementada a partir da escolha de local que não será propriamente a sala de aula onde os alunos estão habituados com o espaço físico. É de fundamental importância levá-los para um outro local ao qual não estejam acostumados, onde precisem se adaptar de forma mais dinâmica para cumprir suas tarefas. Esse local poderá ser o auditório, um anfiteatro ou mesmo um espaço ao ar livre.

Neste local os alunos participarão de uma aula expositiva dialogada, depois realizarão um pequeno exercício cujo objetivo é responder a questões previamente estabelecidas e por fim acontecerá a simulação de uma cena dramática idealizada e redigida pelos próprios alunos.

2.2.1 Momento inicial (primeiro momento da aula):

O primeiro momento dessa aula inicia com a apresentação do tema. Será introduzido o assunto através de uma aula expositiva dialogada com uso de slides contendo textos, imagens e vídeo. Após essa socialização de conhecimento haverá uma pequena tarefa onde os alunos serão divididos em pequenos grupos para os quais serão distribuídas perguntas referentes ao tema tratado na aula expositiva dialogada. Após um tempo previamente determinado os alunos deverão responder a essas perguntas e depois de respondidas o grupo deverá eleger dois alunos para explicarem a questão para a turma.

2.2.2 Desenvolvimento (segundo momento da aula):

O segundo momento dessa aula consiste na elaboração de uma cena dramática que há de ser apresentada no momento final. Os alunos deverão elaborar um texto dramático, não

precisa ser um texto longo, um esquete é mais que suficiente, uma cena que dure algo em torno de cinco a sete minutos de tempo.

Nesse momento o mais importante é que os alunos definam os detalhes da representação e que redijam o texto segundo as características de gênero. O texto no qual a apresentação está baseada precisará ser entregue ao professor. A divisão das turmas em grupos foi aproveitada para esse segundo momento e também será aproveitada para o terceiro.

2.2.3 Fechamento (terceiro momento da aula):

O terceiro e último momento dessa aula segue com a apresentação das cenas elaboradas e redigidas no segundo momento. É de fundamental importância que todos os alunos estejam participando da cena, alguns alunos estarão dando as rubricas para dar mais dinamismo à cena. Cada grupo terá de 5 à 7 minutos para desenvolver suas esquetes.

3. Avaliação

Serão avaliados nessa atividade a capacidade do aluno em se adequar a um novo espaço diferente do qual estava habituado. Será avaliado também a capacidade em improvisar diálogos, gestos e movimentos gerais. Outra possibilidade de avaliação é a seriedade com a qual os alunos trabalham os jogos teatrais.

Durante a apresentação serão avaliados os aspectos estudados na expositiva dialogada e na atividade de grupo para responder as questões. Será necessário averiguar o quanto os alunos absorveram o conteúdo estudado.

4. Recursos necessários

Projetor de slides;

Computador;

Tela de projeção;

Papel A4;

Canetas;

5. Referências

HARTMANN, Luciana; FERREIRA, Taís. Módulo 16: História da arte-educação para licenciatura em teatro. Brasília: Estão Gráfica LTDA, 2010.

LEONN, Lúcio. JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação (espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado. Disponível em http://notasdator.blogspot.com/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html, acessado em 04 de nov. de 2010.

ALMEIDA, Bianca Miranda de; SILVA, Daniela da. Oficina de Jogos teatrais. Oficina Cescar 26/05/2007. Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/26-05-07/Oficina_Jogos_Teatrais.pdf, acessado em 04 de nov. de 2010.

SHECHTMAN, S. Mediação Pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da complexidade e do pensamento ecossistêmico. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.

6. Link do recurso digital (Cápsula) de apresentação desta aula

https://youtu.be/byUQaxsjAb8

Macapá, 28 de junho de 2021. Ezedequias de Souza Correa.

Modelo de diário de bordo

 

Diário de bordo (Semana 1 -  de 31/03 a 05/04)

Nesta semana realizei o download do PDF da leitura do livro da semana, a medida em que lia ia marcando os trechos que jugava importantes. No livro “conceitos fundamentais” pude aprender sobre a definição de epistemologia e sobre como ela se define como ciência, uma vez que possui o seu próprio objeto de estudo, aprendi um pouco mais sobre EP (educação profissional). Aprendi ainda sobre o conceito de tecnologia, tomei conhecimento do fato de que a tecnologia é em si uma ciência e também foi possível conhecer um pouco das ideias de seus principais teóricos. Depois de lido o PDF fui até a plataforma e assistir a vídeo-aula disponibilizada pelo professor.

Nessa mesma semana dei início ao processo de realização do relatório da atividade integradora, para tanto fiz a leitura das orientações disponibilizadas pelo professor na plataforma, na oportunidade também fiz a observação do modelo de relatório da atividade integradora, também disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem. Depois de lida as orientações e observado o modelo de relatório decidi criar um arquivo Word a partir do modelo disponibilizado na plataforma, editei-o, de maneira que ficasse com algumas linhas embaixo de cada pergunta/sugestão, e me dirigi até uma gráfica para imprimir o documento, pois considerei que com o papel em mãos seria mais prático para anotar qualquer coisa que seja do meu interesse durante a entrevista.

 

Diário de bordo (Semana 2 - de 06/04 a 12/04)

Nesta semana efetuei a leitura do material da disciplina referente à semana 2. Comecei fazendo o download do texto “o saber-fazer do trabalho e sua incorporação”. Essa leitura foi qualquer coisa de reveladora, pois lançou luz sobre uma questão para a qual ainda não havia atentado, trata-se do fato de que os saberes adquiridos no trabalho também são saberes intelectuais.

Outra conclusão fascinante proposta pelo autor é a ruptura com o dualismo clássico entre mente/corpo e teoria/prática, uma vez que é possível considerar que na verdade essa dicotomia seja uma ilusão teórica que se ossificou no nosso imaginário coletivo. O autor propõe que corpo e mente, são, na verdade, um elemento apenas e que existem como uma mesma unidade.

Além dessa primeira leitura decidi me aprofundar ainda mais no assunto e para tanto lancei mão das leituras complementares cujos links foram disponibilizados pelo professor na plataforma de ensino. Comecei pela resenha “A razão das emoções: um ensaio sobre os erros de Descartes”. O texto faz um apanhado dos principais pontos abordados por António Damásio em seu instigante livro “O erro de Descartes” onde o autor põe em xeque a perspectiva cartesiana que sugere que razão e emoção orbitam em campos opostos. Para Damásio, na verdade, razão e emoção são elementos indissociáveis e até mesmo indistintos.

Na esteira das abordagens de Damásio George Lakoff e mark Johnson apontam para o que seria uma “corporificação” da mente. Na obra “Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to westen thought” os autores alegam que a mente está estruturada a partir do que denominam de “experiências corporais”, nessa perspectiva a mente não é uma entidade que funciona “a parte”, pelo contrário, as suas funções estão diretamente condicionadas ao corpo que também é mente, pois também age, toma decisões, senti e pensa.

Por fim, mas não menos importante, a última leitura complementar da aula dessa semana trata da resenha do livro “O saber no trabalho”, de Mike Rose. A exemplo da primeira leitura o autor faz uma investigação sobre os saberes que são construídos a partir do trabalho manual de alguns profissionais. Na verdade, Mike Rose rompe com uma velha tradição de se enxergar o trabalho braçal como uma atividade meramente desprovida de intelecto, para este autor essa ideia se provará um engano, porque é no cotidiano do trabalho que muitas habilidades são desenvolvidas, habilidades que não poderiam ser notadas ou sequer cogitadas nos cursos de qualificação, mas só podem apreendidas a partir do próprio exercício da profissão. Depois de lidos todos os textos disponibilizados na plataforma pude assistir as vídeo-aulas disponibilizadas pelos professores.

 

Diário de bordo (Semana 3 -  de 13/04 a 19/04)

Comecei os estudos dessa semana a partir da leitura dos textos disponíveis na plataforma, li o texto sobre “a interdisciplinaridade como pressuposto epistemológico” e depois fiz a leitura do texto cujo título é “A interdisciplinaridade na construção de competências profissionais”. Feito isso partir então para os vídeo-aulas.

Considerei de fundamental importância a fala do professor Gustavo Henrique Moraes sobre a interdisciplinaridade como elemento importante ao se construir o saber na educação profissional e tecnológica. Ele inda falou da necessidade de se aproximar os diversos campos do saber, salientou que a interdisciplinaridade não é somente uma estratégia didática, mas que principalmente ela tem a ver com o envolvimento de diversos campos do saber e que é bem mais ampla e abrangente, sendo na realidade uma espécie de epistemologia.

Depois de assistir a primeira vídeo-aula da semana três e de ter lido o material de apoio referente ao comentário do professor Gustavo Henrique Moraes, pude enfim assistir a vídeo-aula dois, cujo título é “A interdisciplinaridade na construção de competências profissionais”. Na oportunidade o professor Oliver Allain destacou em sua aula as diversas noções do conceito de competência. Dentre os muitos aprendizados que pude extrair dessa aula destaco a excelente colocação do professor ao dizer que os saberes-fazeres acontecem a um só tempo e não são compartimentados como as disciplinas ensinadas nas escolas. As competências não estão apartadas do contexto histórico, social, econômico e profissional do indivíduo.

 

Diário de bordo (Semana 4 -  de 20/04 a 26/04)

A leitura desta semana foi fundamental para poder me apropriar de alguns conhecimentos. Foi importante conhecer um pouco a história da EPT- Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Chamou a atenção, especialmente, o fato de que a coroa portuguesa inviabilizou, num primeiro momento, o florescimento de uma indústria realmente consolidada na colônia brasileira em favor dos cultivos (plantations) e isto impossibilitou a diversificação de ofícios e a evolução das técnicas de industrialização.

Igualmente interessante foi a descoberta de que Araújo Porto-Alegre foi uma figura decisiva para o avanço da EPT- educação profissional e tecnológica no Brasil por ocasião de sua gestão na Academia Imperial de Belas Artes. Ele entendia que era fundamental que outras pessoas soubessem outros ofícios que não tivessem a ver necessariamente com o serviço público. Para tanto, ele precisou implementar um ensino com novos cursos.

Uma outra tendência de ensino surgiu no Brasil por essa época, tratava-se do “bacharelismo”. Os cursos de bacharéis não estavam disponíveis aos trabalhadores comuns e nem aos seus filhos, pois vale lembrar que por essa época não havia a possibilidade de ascensão social através da educação, na verdade os cursos de bacharéis eram dedicados exclusivamente aos filhos de fazendeiros, oficiais ou comerciantes. O culto ao bacharelismo não deixou a posteridade ilesa, pois é dela que advêm a tradição elitista e equivocada de que o bacharel é o sujeito mais qualificado para exercer os cargos de liderança.

A EPT no Brasil só oficializada de fato quando da gestão do presidente Nilo Peçanha que em seu mandato criou a Escola de Aprendizes Artífices (EAA). Contudo ao fazê-lo ele também criou o que entende hoje como Rede Federal de Educação Tecnológica e a partir daí criou-se uma nova concepção de ensino.

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Relatório - Tópicos de análise
 
    

Atendendo as orientações do roteiro da atividade integradora fiz contato com um profissional da área da panificação, combinei com ele dia e horário adequado para a prática da observação e entrevista. Realizei observação presencial, de acordo com as normas sanitárias e os protocolos de saúde para evitar o contágio pelo Novo corona vírus. 
    Ás 20hs e 30 minutos- horário de Brasília-, do dia 03 de abril de 2021 me encontrei com  o profissional da panificação para proceder com os trabalhos. 
     1) Descreva aqui a atividade observada: - Qual a profissão do trabalhador observado/entrevistado?
     Resposta: A profissão de padeiro ou masseiro (como assinalou o profissional observado). 
     - Que atividade deste profissional você observou? 
     Resposta: Observei o profissional realizando a feitura de pão. 
     - Tempo de observação? 
     Resposta: Comecei a realizar a observação do profissional às 20hs e 30 minutos e finalizei às 23hs. Totalizando um período de 2hs e 30 minutos. 
        - Fez entrevista, além da observação direta/indireta da atividade? Fez apenas entrevista? 
  

 Resposta: Fiz a observação direta da atividade. Estive presencialmente no local de trabalho do profissional observado. Na oportunidade fiz alguns registros fotográficos e também em vídeos para agregá-los a este relatório. Aproveitei para fazer algumas perguntas as quais havia elaborado previamente. 
    2) Descreva aqui os fazeres/saberes observados que você considera próprios daquela profissão. Você levantará o uso de: - Técnicas (ex.: técnica de corte “X” e “Y”, emenda em condutores, calibração de espectrofotômetro etc.); 
    Resposta: É uma questão difícil de responder, pois não sou um entendedor do oficio, no entanto, muitas coisas eram perceptíveis, muitos movimentos surgiam com a espontaneidade e confiança de alguém que já estava habituado a fazer o mesmo serviço a muito tempo. Percebi que o masseiro (expressão assinalada pelo próprio profissional observado) aplicava várias habilidades, que na sua maioria tinham a ver com saber a exata medida dos ingredientes a serem adicionados ao trigo para compor a massa. Houve um momento em que fiz uma pequena intervenção ao perguntar se era comum que ele acrescentasse os ingredientes sem fazer a pesagem dos mesmos, ao que ele respondeu que já não era mais necessário, pois com sua experiência ele já sabia exatamente qual a medida a ser aplicada. 
     - Métodos (conjunto de procedimentos, por ex.: instalação aparente, instalação embutida, punção venosa)
     Resposta: A locação onde o pão é fabricado fica na parte de trás de

uma residência familiar. A casa, por assim dizer, é dividida em três partes, a saber: na parte da frente fica a venda de pães com suas vitrines onde os pães, bolos, doces e derivados estão expostos. No meio da propriedade se localiza a fábrica de pães e aos fundos está situada a residência do proprietário, que não por acaso é o padeiro, o profissional observado. A instalação da fábrica de pães merece alguns reparos, sobretudo na parte elétrica que padece de alguns problemas e parece oferecer alguns riscos para os funcionários. Dentro da fábrica existem quatro armários usados para o devido acondicionamento dos pães, há uma masseira, uma modeladora de massa, uma mesa de aço inoxidável localizada ao centro, um forno industrial para assar o pão, uma balança para pesagem de ingredientes e várias fôrmas de aço para acomodar a massa que se tornará pão. 
    - Operações (por ex.: manuseios/usos de ferramenta, seleção por qualidade, administração de medicamentos)
     Resposta: como procedimento inicial ele acondicionou o trigo na masseira, dois baldes e meio, para ser exato. Baldes de manteiga pastella que foram reaproveitados para servirem como medidores 
    - Formas de comunicação específicas (por ex.: linguagem técnica, relatórios, formas de tratamento); 

- Resposta: Durante a observação não vislumbrei entre o padeiro e seus ajudantes nenhuma forma de linguagem específica, nem mesmo formas de tratamento que fossem intrínsecas a condição daquela atividade profissional.

 - Saberes sobre materiais, equipamentos, ambiente, segurança; - Saberes de outra natureza necessários ao desempenho do trabalho. 
    -Resposta: No que diz respeito aos materiais usados para a confecção da massa o profissional observado parece ter conhecimento absoluto sobre o seu fazer. Ele colocou na masseira dois baldes e meio de trigo, já sabendo que aquela era a quantidade exata, depois colocou a medida exata de fermento sem precisar medi-la, e assim foi com os demais ingredientes.

Os equipamentos são, a saber: masseira, mesa de aço inoxidável, balança, modeladora de massa, máquina de enrolar massa, fôrmas, armários, forno. Além destes equipamentos existem ainda os instrumentos de mão como pincel e espátula.

No que diz respeito à segurança confesso que fiquei bastante preocupado com algumas situações presenciadas no ambiente, por exemplo, me causou espanto o fato dele ter colocado a mão na masseira quando a mesma estava funcionando. Outra situação problemática foi a fiação elétrica que não me parece estar devidamente instalada e apresenta alguns problemas com fios desencapados ou até mesmo mal


isolados.

Fiquei perplexo também com as condições de higiene do lugar, o tambor da masseira me pareceu não estar devidamente higienizado, mesmo em tempo de pandemia os trabalhadores não se preocupavam em usar máscaras, luvas ou qualquer outro acessório que denotasse um zelo pela saúde e bem-estar dos consumidores.


 3) Analise aqui as diversas dimensões do trabalho que você também observou na atividade ou sobre as quais conseguiu refletir: 
 - Estética (quais os aspectos relativos a critérios de beleza envolvidos na atividade?); 
 - Ética (quais as questões de valores sociais, morais etc. envolvidas na atividade?); 
 - Econômica (quais as questões relativas a custos, preços, valor, remuneração, renda, envolvidos?); 
 - Ambiental (impactos sobre meio ambiente, cuidados com resíduos, preservação etc.);
 - Social (envolvimento da comunidade, de outras pessoas, implicações para a sociedade etc.); 
 - Identitária (como a pessoa se vê na obra do trabalho, como reconhece o trabalho como parte de si etc.?); 
 - Acrescente outras dimensões que considerar pertinentes à atividade observada. 
 4) Descreva aqui a estrutura da situação de trabalho observada, incluindo os seguintes elementos (caso somente consiga entrevistar por áudio ou vídeo o profissional, peça que ele relate uma situação crítica/emblemática de sua profissão): 
 - Qual o objetivo da atividade observada? 
 - Qual a equipe de trabalho envolvida (se houver)? 
 - Como é organizado o ambiente de trabalho (espaço físico)? 
 - Quais os recursos disponíveis/necessários para alcançar os objetivos (recursos, máquinas, equipamentos, equipamentos de proteção, apoio, fontes de informação, recurso a outros profissionais etc.)? 
 - Quais as regras de trabalho seguidas (normas técnicas, padrões de higiene, código de ética, padrões da empresa ou instituição, legislação específica etc.)? 

 5) Descreva aqui os desafios ou dificuldades que o/a profissional relatou em seu trabalho e como ela/ele os resolve. Destaque se presenciou a ocorrência de uma destas dificuldades/desafios na atividade observada. 

 6) Agora pensando nas teorias de aprendizagem que você estudou na disciplina de Teorias de Aprendizagem, mencione qual ou quais destas teorias permitem melhor explicar como o profissional aprendeu estes saberes-fazeres, dimensões do trabalho, estrutura da situação e desafios que você descreveu nos itens anteriores. Argumente com base no material estudado. 

 7) Se você fosse um/a professor/a da área profissional observada, qual modalidade de transposição didática (ver material didático) você utilizaria para ensinar estes fazeres/saberes para a formação de novos trabalhadores desta profissão. Expresse e justifique sua escolha.
“Residência Poética em Mulheres Poetas do Amapá” é um projeto que vislumbrou no Conjunto Habitacional São José um polo irradiador de escritoras/leitoras, de mulheres que leem, declamam, contam histórias e que produzem textos poéticos. Como desdobramento desse bom encontro, surgiram os “Mini Editoriais Poéticos” que reúnem os textos das participantes. A iniciativa é do Tatamirô Grupo de Poesia; quem coordena é a professora Dilda Picanço e quem assina o designer gráfico dos Editoriais é a poeta Thayse Panda. Mini Editorial Poético é um suporte textual e digital que abriga a produção escrita e falada das participantes da “Residência Poética”. A poeta e designer Thayse Panda nos conta que a produção gráfica dos Editoriais foi um carinho nas criações das mulheres que engrandeceram o referido projeto: “Sentimos a necessidade de que esses textos fossem compartilhados com as referências do que construímos na imersão literária que promovemos. A partir da descoberta das mulheres, em seu sentido mais literal possível, conseguimos conduzir um estímulo, para que continuassem a se observar, a se permitir escritoras, leitoras, contadoras de histórias, poetas. Desejamos, assim, que elas passem a se dedicar mais à Literatura, bem como às manifestações artísticas plurais”. Além de Thayse Panda, duas (2) outras escritoras foram colaboradoras, Thamyres Oliveira e Isabela Lima que, em conjunto, mediaram oficinas de escrita criativa e compartilharam suas experiências tanto com as moradoras do Residencial São José, quanto com as demais participantes: “Foi muito bom ler toda manhã poesia. Poesia é como uma caminhada pela manhã, me deixa ativa e leve, ”_ afirma Katilcy Santos, artesã e moradora do C.H. São José, referindo-se aos contatos diários que a mulheres do projeto mantinham pelas redes sociais _ “eu ia para a casa da minha família no interior e já ficava com saudade, voltava toda animada com as novas aventuras que trazia para contar. ” Dos vinte (20) Editoriais que serão lançados no site do grupo, alguns não são inéditos porque foram feitos sob encomenda para a biblioteca virtual do “Clube de Leitura Amoras” da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo: “Assim atingimos mais uma meta do projeto que foi dar visibilidade às mulheres autoras com atividades ligadas à formação e mediação de leituras no desdobramento desse contexto que é o de chegar onde o povo está” _ afiança a coordenadora Dilda Picanço. Segundo os realizadores, o empreendimento, contemplado pela lei Aldir Blanc - Prêmio de Cultura e Arte/PMM (Edital 004/2020), teve todas as suas etapas concluídas: o fomento à leitura, o estímulo à escrita, o incentivo à produção de conteúdos veiculados na web. Tudo feito com acessibilidade em Áudio-Descrição (AD) e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os Editoriais Poéticos são um bônus que destacam as mulheres da Amazônia-Amapaense. SERVIÇO MINI EDITORIAIS POÉTICOS - MULHERES Lançamento: 30/10/2021 Local: SITE do Tatamirô Grupo de Poesia: https://www.tatamirogrupodepoesia.com.br Realização: Tatamirô Grupo de Poesia, Poeta Thayse Panda Apoio: Residência Poética em Mulheres do/no Amapá Contatos/WhatsApp: (96) 98131-8463 [Thayse Panda]/ (96) 99110-5753[Ezequias Corrêa]/ (96) 99157-0024 [Dilda Picanço]

12/12/2020

Os gêneros literários

 

O termo gênero costuma ser utilizado para fazer referência a alguns padrões de composição artística que, ao longo do tempo, têm sido utilizados para dar forma ao imaginário humano.

Aristóteles, filósofo grego
O pensador Aristóteles, na antiguidade clássica, foi o primeiro a tentar organizar a produção literária em gêneros, baseando-se em dois critérios fundamentais: a forma e o conteúdo. Com relação ao conteúdo da narração, ele destaca três focos de atenção: as paixões, as ações e os comportamentos humanos. Com relação à forma, considera-se dramático o texto no qual há somente a atuação das personagens, sem a presença de um narrador; e épico, o texto no qual o poeta narrador fala por meio de uma personagem, como nos poemas de Homero. Aristóteles não trata especificamente da produção lírica.

               

    Mimeseum conceito fundamental para Aristóteles é o de mimese, que, em grego, significa imitação. No livro “A arte poética” ele desenvolve a ideia de que a função da literatura, principalmente do teatro, é criar representações (imitações) das ações e comportamentos humanos, das paixões e forças que nos levam a 

    Para ele, quando observamos as representações criadas nos textos literários, vivemos experiências semelhantes às das personagens e aprendemos com isso.

         

 

                No renascimento cultural, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o reconhecimento de três gêneros literários básicos: o épico, o Lírico e o Dramático. Essa classificação, embora redutora, continua sendo usada até hoje.

O gênero épico

                Todos os povos têm as suas narrativas. A forma como as organizam pode variar, os meios pelos quais circulam podem ser diferentes, mas o fato é que contar história parece ser uma atividade própria da natureza humana.

                Dos poemas orais aos romances contemporâneos, a literatura registra a trajetória das narrativas, e seu estudo nos ajuda a compreender as mudanças formais e de conteúdo pelas quais elas passaram. As narrativas mais antigas apresentam uma característica em comum: todas contam os feitos extraordinários de um herói.

           Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. O termo deriva do grego épos, que, entre os seus significados, quer dizer palavra, verso, discurso.

 

                Na cena de abertura da obra Odisseia, podemos identificar algumas das características típicas da épica. Observe:

“Musa, reconta-me o feitos do herói astucioso que muito peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Troia; muitas cidades do homens viajou, conheceu seus costumes, como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma, para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.” HOMERO, Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 5.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. P. 23 (coleção universidade). (Fragmento).

Dês= desde; / esfez= desdez;

                O poeta pede inspiração às musas para contar a história de um herói, Odisseu (também chamado de Ulisses), que peregrinou por muitas cidades e sofreu terríveis provações desde que desfez as muralhas sagradas de Troia. Ficam evidentes a voz narrativa (o poeta que irá contar a história), o herói e sua superioridade diante de outros homens.

Características do herói

                  Uma característica associada ao herói é o fato de ele, muitas vezes, representar seu próprio povo. O comportamento exemplar do herói, nesses casos, deixa de ser uma marca individual para ser ampliado e atribuído ao povo a que ele pertence. Outra característica é a de que o herói esteja predestinado a cumprir uma missão

As epopeias clássicas ou primárias

Até onde sabemos a narrativa mais antiga de que temos noticia é a história de Gilgamesh, rei de Uruk, na Babilônia, que viveu por volta de 1770 a.C. É também a primeira epopeia a narrar os feitos de um herói pátrio. Apesar disso considera-se que as obras mais importantes para a literatura ocidental são a Ilíada e a Odisseia, que surgiram bem depois, por volta do século VIII a.c., e cuja autoria é atribuída a Homero.

Homero, poeta grego


A estrutura dos poemas de Homero serviu de base para outras epopeias como a Eneida, de Virgílio e os Lusíadas, de Camões. Por esse motivo, a Ilíada e a Odisseia são considerados poemas clássicos ou primários. Todos os que se inspiram neles são considerados de imitação ou secundários.

A Ilíada é um poema sobre a guerra, sobre as atitudes heroicas e os sofrimentos que ela desencadeia. O conflito histórico é o pano de fundo para o poeta desenvolver o núcleo de sua narrativa: a ira de Aquiles, que, após diversas peripécias, mata Heitor, filho do rei de Troia, e vence a guerra para os gregos.

Odisseu (Ulisses é a forma latina e mais conhecida do nome do herói) é o herói da segunda epopeia homérica, a Odisseia. Ele retorna da guerra de Troia, na qual teve papel decisivo: foi ele quem teve a ideia de presentear os inimigos com um cavalo de madeira dentro do qual estavam escondidos os guerreiros gregos.

Em sua volta para Ítaca, cidade onde o esperam a esposa Penélope e o filho Telêmaco, Odisseu enfrentará muitos perigos e sofrimentos. Ao contar essa viagem, a Odisseia retrata de modo mais próximo a vida cotidiana dos gregos.

Odisseu (ou Ulisses)


          O rei Odisseu foi o responsável pela vitória sobre os troianos. Ele teve a ideia de construir um cavalo e em seu interior colocar soldados gregos para atacar os troianos de surpresa. Desse episódio surgiu a expressão “presente de grego”

 

A estrutura do poema épico

          Toda epopeia apresenta uma organização interna. Como se trata de um poema longo, a epopeia é dividida em várias partes, denominadas cantos. Nessa estrutura os cantos são organizados de modo a cumprir funções preestabelecidas:

ü  Proposição: o poeta define o tema e o herói de seu poema;

ü  Invocação: o poeta pede à musa (divindade inspiradora da poesia) que lhe inspire, para desenvolver com maestria o tema de seu poema;

ü  Narração: o poeta narra às aventuras do Herói;

ü  Conclusão: o poeta encerra sua narrativa, após relatar os feitos gloriosos que marcaram a trajetória de seu herói;

 

O conceito de herói nas epopeias clássicas

Na odisseia, os principais obstáculos enfrentados pelo herói são provocados por Poseidon, deus dos mares e das águas profundas. Enfurecido por Odisseu ter dito que era mais inteligente que os deuses ele cria toda sorte de perigos para impedir que o rei de Ítaca conclua com vida sua jornada de regresso.

As transformações do herói

Ao longo dos séculos, o conceito de poema épico se transformou para acomodar as mudanças sociais e politicas por que passaram as sociedades humanas. A maior transformação aconteceu no século XVIII, quando os longos poemas narrativos entraram em declínio e surgiu, como alternativa mais apreciada pelo público leitor, a narrativa em forma de romance.

Escrito em prosa, o romance também focaliza as aventuras de um herói. Mas, diferentemente do herói épico, o herói do romance representa muito mais o individuo do que o povo a que pertence. O tempo da glorificação das conquistas pátrias, por meio do herói, havia passado. Agora é a hora do triunfo do indivíduo, do ser humano.

Narrativa moderna : herói moderno

Na narrativa moderna, é a força do caráter que define o herói. O herói moderno enfrenta uma série de problemas cotidianos e luta para superá-los sem nenhum tipo de auxilio divino. Os obstáculos que atravessam o seu caminho também não são extraordinários e, muitas vezes, simbolizam as dificuldades de afirmar as próprias identidades em centros urbanos nos quais se aglomera um sem números de indivíduos “anônimos”.

Vista assim, a “epopeia” moderna é a luta do ser humano comum para construir sua identidade e sobreviver em uma sociedade que oprime o individuo em nome dos valores coletivos.

Esse é o motivo que explica a enorme popularidade do romance ao longo do século XIX. Ele traz histórias de pessoas muito semelhantes ao seu público leitor, que também enfrenta uma série de obstáculos cotidianos.

           O romance moderno Mrs. Dalloway, da escritora britânica Virginia Woolf, conta a história de um dia na vida de uma mulher que faz os preparativos para recepcionar uma festa, na qual estará presente, entre outras pessoas, um ex-namorado. Toda narrativa é resultado dos pensamentos da protagonista em um passeio matinal pela cidade de Londres.

 

O anti-herói: um herói com fraquezas

Além do romance, surge na literatura moderna o anti-herói. Uma figura que se contrapõe aos heróis clássicos. Vamos lembrar que estes são cheios de virtudes, quase nunca cometem erros e não há dúvida sobre a bondade e integridade de suas personalidades. Já o anti-herói pode, muitas vezes, apresentar um caráter duvidoso e tomar algumas atitudes desagradáveis, mas no final ele sempre opta por fazer a coisa certa.


 

Leonardo Di Caprio interpreta o milionário Jay Gatsby

“O Grande Gatsby” é ambientado na sociedade americana da década de 1920. Sob a visão do narrador Nick Carraway, que se muda para a casa ao lado, é apresentado ao leitor o mundo de extravagância e luxo de Jay Gatsby. Um misterioso milionário, materialista e deslumbrado, que busca a atenção de um antigo amor, Daisy Buchanan. Assista ao filme baseado no livro do escritor americano Franz Scott Fitzgerald. No cinema Gatsby é interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio.

 

Obs.: Não podemos confundir a figura do anti-herói com o vilão, estes exercem funções diferentes dentro de uma narrativa. O anti-herói é uma espécie de “herói com fraquezas”, por assim dizer.

 

 

Atividade

Sobre o assunto estudado responda as questões:

1)      Quem escreveu o livro “A arte poética”?

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2)      Quem escreveu o poema épico “A Odisseia”?

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3)      Qual é a narrativa mais antiga que se tem notícia?

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4)      De acordo com Aristóteles, quais são os três gêneros literários?

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5)      Quais os critérios elaborados por Aristóteles para dividir os gêneros literários?

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6)      O que é Mimese?

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7)      Qual a estrutura do poema épico?

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8)      O que é um anti-herói?

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9)      Faça uma breve pesquisa e escreva um pequeno resumo sobre o poema épico “A Ilíada”.

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10)   Qual a importância do filósofo grego Aristóteles para o estudo da literatura?

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11)   Faça uma breve pesquisa e escreva um pequeno resumo sobre o poema épico “A odisseia”.

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12)   O que são poemas épicos “secundários ou de imitação”?

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13)   Faça uma breve pesquisa e escreva um pequeno resumo sobre o poema épico “Os Lusíadas”.

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14)   Faça uma breve pesquisa e explique o significado da palavra “romance” na literatura.

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15)   O livro “O grande Gatsby” nos apresenta a figura do anti-herói por meio do personagem Jay Gatsby. Assista ao filme e depois faça um breve resumo acrescentando suas impressões pessoais sobre a obra.

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16)   O que é uma epopeia?

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Caça palavras: encontre as palavras a seguir.

Aristóteles, clássicas, Eneida, epopeia, Homero, Ilíada, imitação, Lusíadas, narrativa, Odisseia, Posseidon, primárias, Virgílio, Ítaca.

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