4/27/2022

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Relatório - Tópicos de análise
 
    

Atendendo as orientações do roteiro da atividade integradora fiz contato com um profissional da área da panificação, combinei com ele dia e horário adequado para a prática da observação e entrevista. Realizei observação presencial, de acordo com as normas sanitárias e os protocolos de saúde para evitar o contágio pelo Novo corona vírus. 
    Ás 20hs e 30 minutos- horário de Brasília-, do dia 03 de abril de 2021 me encontrei com  o profissional da panificação para proceder com os trabalhos. 
     1) Descreva aqui a atividade observada: - Qual a profissão do trabalhador observado/entrevistado?
     Resposta: A profissão de padeiro ou masseiro (como assinalou o profissional observado). 
     - Que atividade deste profissional você observou? 
     Resposta: Observei o profissional realizando a feitura de pão. 
     - Tempo de observação? 
     Resposta: Comecei a realizar a observação do profissional às 20hs e 30 minutos e finalizei às 23hs. Totalizando um período de 2hs e 30 minutos. 
        - Fez entrevista, além da observação direta/indireta da atividade? Fez apenas entrevista? 
  

 Resposta: Fiz a observação direta da atividade. Estive presencialmente no local de trabalho do profissional observado. Na oportunidade fiz alguns registros fotográficos e também em vídeos para agregá-los a este relatório. Aproveitei para fazer algumas perguntas as quais havia elaborado previamente. 
    2) Descreva aqui os fazeres/saberes observados que você considera próprios daquela profissão. Você levantará o uso de: - Técnicas (ex.: técnica de corte “X” e “Y”, emenda em condutores, calibração de espectrofotômetro etc.); 
    Resposta: É uma questão difícil de responder, pois não sou um entendedor do oficio, no entanto, muitas coisas eram perceptíveis, muitos movimentos surgiam com a espontaneidade e confiança de alguém que já estava habituado a fazer o mesmo serviço a muito tempo. Percebi que o masseiro (expressão assinalada pelo próprio profissional observado) aplicava várias habilidades, que na sua maioria tinham a ver com saber a exata medida dos ingredientes a serem adicionados ao trigo para compor a massa. Houve um momento em que fiz uma pequena intervenção ao perguntar se era comum que ele acrescentasse os ingredientes sem fazer a pesagem dos mesmos, ao que ele respondeu que já não era mais necessário, pois com sua experiência ele já sabia exatamente qual a medida a ser aplicada. 
     - Métodos (conjunto de procedimentos, por ex.: instalação aparente, instalação embutida, punção venosa)
     Resposta: A locação onde o pão é fabricado fica na parte de trás de

uma residência familiar. A casa, por assim dizer, é dividida em três partes, a saber: na parte da frente fica a venda de pães com suas vitrines onde os pães, bolos, doces e derivados estão expostos. No meio da propriedade se localiza a fábrica de pães e aos fundos está situada a residência do proprietário, que não por acaso é o padeiro, o profissional observado. A instalação da fábrica de pães merece alguns reparos, sobretudo na parte elétrica que padece de alguns problemas e parece oferecer alguns riscos para os funcionários. Dentro da fábrica existem quatro armários usados para o devido acondicionamento dos pães, há uma masseira, uma modeladora de massa, uma mesa de aço inoxidável localizada ao centro, um forno industrial para assar o pão, uma balança para pesagem de ingredientes e várias fôrmas de aço para acomodar a massa que se tornará pão. 
    - Operações (por ex.: manuseios/usos de ferramenta, seleção por qualidade, administração de medicamentos)
     Resposta: como procedimento inicial ele acondicionou o trigo na masseira, dois baldes e meio, para ser exato. Baldes de manteiga pastella que foram reaproveitados para servirem como medidores 
    - Formas de comunicação específicas (por ex.: linguagem técnica, relatórios, formas de tratamento); 

- Resposta: Durante a observação não vislumbrei entre o padeiro e seus ajudantes nenhuma forma de linguagem específica, nem mesmo formas de tratamento que fossem intrínsecas a condição daquela atividade profissional.

 - Saberes sobre materiais, equipamentos, ambiente, segurança; - Saberes de outra natureza necessários ao desempenho do trabalho. 
    -Resposta: No que diz respeito aos materiais usados para a confecção da massa o profissional observado parece ter conhecimento absoluto sobre o seu fazer. Ele colocou na masseira dois baldes e meio de trigo, já sabendo que aquela era a quantidade exata, depois colocou a medida exata de fermento sem precisar medi-la, e assim foi com os demais ingredientes.

Os equipamentos são, a saber: masseira, mesa de aço inoxidável, balança, modeladora de massa, máquina de enrolar massa, fôrmas, armários, forno. Além destes equipamentos existem ainda os instrumentos de mão como pincel e espátula.

No que diz respeito à segurança confesso que fiquei bastante preocupado com algumas situações presenciadas no ambiente, por exemplo, me causou espanto o fato dele ter colocado a mão na masseira quando a mesma estava funcionando. Outra situação problemática foi a fiação elétrica que não me parece estar devidamente instalada e apresenta alguns problemas com fios desencapados ou até mesmo mal


isolados.

Fiquei perplexo também com as condições de higiene do lugar, o tambor da masseira me pareceu não estar devidamente higienizado, mesmo em tempo de pandemia os trabalhadores não se preocupavam em usar máscaras, luvas ou qualquer outro acessório que denotasse um zelo pela saúde e bem-estar dos consumidores.


 3) Analise aqui as diversas dimensões do trabalho que você também observou na atividade ou sobre as quais conseguiu refletir: 
 - Estética (quais os aspectos relativos a critérios de beleza envolvidos na atividade?); 
 - Ética (quais as questões de valores sociais, morais etc. envolvidas na atividade?); 
 - Econômica (quais as questões relativas a custos, preços, valor, remuneração, renda, envolvidos?); 
 - Ambiental (impactos sobre meio ambiente, cuidados com resíduos, preservação etc.);
 - Social (envolvimento da comunidade, de outras pessoas, implicações para a sociedade etc.); 
 - Identitária (como a pessoa se vê na obra do trabalho, como reconhece o trabalho como parte de si etc.?); 
 - Acrescente outras dimensões que considerar pertinentes à atividade observada. 
 4) Descreva aqui a estrutura da situação de trabalho observada, incluindo os seguintes elementos (caso somente consiga entrevistar por áudio ou vídeo o profissional, peça que ele relate uma situação crítica/emblemática de sua profissão): 
 - Qual o objetivo da atividade observada? 
 - Qual a equipe de trabalho envolvida (se houver)? 
 - Como é organizado o ambiente de trabalho (espaço físico)? 
 - Quais os recursos disponíveis/necessários para alcançar os objetivos (recursos, máquinas, equipamentos, equipamentos de proteção, apoio, fontes de informação, recurso a outros profissionais etc.)? 
 - Quais as regras de trabalho seguidas (normas técnicas, padrões de higiene, código de ética, padrões da empresa ou instituição, legislação específica etc.)? 

 5) Descreva aqui os desafios ou dificuldades que o/a profissional relatou em seu trabalho e como ela/ele os resolve. Destaque se presenciou a ocorrência de uma destas dificuldades/desafios na atividade observada. 

 6) Agora pensando nas teorias de aprendizagem que você estudou na disciplina de Teorias de Aprendizagem, mencione qual ou quais destas teorias permitem melhor explicar como o profissional aprendeu estes saberes-fazeres, dimensões do trabalho, estrutura da situação e desafios que você descreveu nos itens anteriores. Argumente com base no material estudado. 

 7) Se você fosse um/a professor/a da área profissional observada, qual modalidade de transposição didática (ver material didático) você utilizaria para ensinar estes fazeres/saberes para a formação de novos trabalhadores desta profissão. Expresse e justifique sua escolha.

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