Polo: Porto Grande.
1. Eixo Tecnológico: Produção cultural e
design.
1. Curso Técnico: Produção cultural.
1. Disciplina: Produção de eventos
culturais.
1. Tema: Produção cultural: A
prática no mundo do trabalho.
1. Objetivo:
- Orientar os estudantes no planejamento de um evento
cultural;
- Inserir o estudante no contexto da prática de produção
de eventos;
- Aproximar os futuros produtores culturais de seu público
consumidor;
- Estimular a autonomia dos estudantes nas tomadas de
decisões;
- Promover a reflexão sobre o processo de produção
cultural;
- Proporcionar a interação entre os estudantes;
- Promover a integração e o desenvolvimento social;
1. Descrição da atividade:
Como condição prévia
para a realização desta atividade será informado aos estudantes que esta ação
deverá ser executada em um espaço fora do Campi técnico, um lugar incomum, cuja
locação deverá ser negociada pelos estudantes. Será recomendado que esta locação
seja, de preferência, em um espaço na periferia da cidade, um lugar pouco
alcançado pelas políticas públicas de cultura.
Ficará a critério dos
estudantes o tipo de evento cultural a ser executado na locação, poderá ser um
evento de música, ou de dança, ou de teatro ou de performances artísticas
mistas, o que eles acharem mais interessante, o importante é que sigam o plano
de execução. Para tanto haverá um cronograma com as datas limites para que cada
etapa seja cumprida.
A fim de que os alunos
logrem êxito na execução desta atividade será convidado a participar do projeto
um produtor cultural de larga experiência para que possa colaborar, juntos aos
estudantes, na execução do projeto, ele estará auxiliando os estudantes nas
questões mais específicas e que fazem parte do cotidiano de um trabalho em
produção cultural.
Os estudantes deverão se
organizar em grupos de seis integrantes, e cada grupo ficará responsável por
uma função específica, uma tarefa a cumprir, que são, a saber:
·
Grupo 01 - Pré-produção: Fica responsável em trazer para a
turma algumas alternativas de locações e de datas para o evento;
·
Grupo 02 - Pré-produção: Fica responsável pelas atrações que
comporão a grade do evento;
·
Grupo 03 - Pré-produção: Fica incumbido de conseguir
patrocinadores interessados e também pela divulgação do evento;
·
Grupo 04 - Produção: Fica responsável por todo aparato
necessário a montagem do evento; (palco, som, iluminação, instrumentos e demais
afazeres);
Obs.: No que diz respeito às
obrigações do grupo 04, na verdade é indispensável que todos os
estudantes se façam presentes na locação para a montagem, porém este grupo
estará à frente da organização dos trabalhos;
·
Grupo 05 - Pós-produção: Este grupo estará responsável por
fazer o balanço do evento em forma de relatório, estará à frente da desmontagem
do cenário, bem como da análise de satisfação do
público.
Obs.: Assim como o grupo 04,
neste caso todos os estudantes deverão estar envolvidos nos afazeres da
desmontagem do cenário, porém este grupo em especial organizará esse momento.
Os grupos reunidos deverão debater e definir questões como data,
local, valor do cachê a ser para os artistas convidados, tempo de duração do
evento, equipamentos e quantidade de instrumentos a serem usados, segurança do local
e limpeza.
1. Recursos necessários:
1. Material didático:
·
Bloco de notas;
·
Canetas e lápis;
·
Pranchetas;
·
Quadro magnético;
·
Pincel para quadro
branco;
·
Pincel atômico;
·
Papel A4;
·
Computador;
·
Projetor de imagens e
vídeos;
·
Aparelho de televisão;
·
Aparelho de som;
2.
Equipamentos e instrumentos:
A quantidade exata e os
tipos de equipamentos e instrumentos a serem usados no evento serão devidamente
definidos a partir de um consenso entre os estudantes, porém é possível afirmar
com segurança que eles precisarão fazer uso de:
·
Palco com estrutura desmontável;
·
Mesa de som digital profissional com 24 canais;
·
Mesa de iluminação digital profissional com 12 entradas;
·
Canhões de LED para efeitos de iluminação;
·
Microfones;
·
Tenda dobrável;
·
Computador notebook;
·
Sistema de alimentação de energia elétrica;
·
Estrutura de Som profissional com caixas amplificadoras com
graves, agudos e retorno;
·
Técnico operador de mesa de som;
·
Técnico operador de mesa de iluminação;
·
Serviço de segurança;
1. Desenvolvimento da
atividade:
1º passo: A atividade começa em sala de aula, com
base em um assunto estudado os alunos serão informados que deverão efetuar uma
atividade prática a ser realizada fora do Campi técnico como instrumento
avaliativo da disciplina de produção de eventos culturais;
2º passo: A partir de um ciclo
de palestras e de apresentações em grupo, os alunos tomarão conhecimento do
conteúdo necessário ao pleno desenvolvimento da atividade. Nesse momento haverá
aula expositiva e dialogada a fim de que os estudantes possam interagir com o
conteúdo ensinado.
3º passo: Os grupos serão formados e cada equipe
ficará com uma tarefa específica para ser executada até a data do evento;
4º passo: A turma será
informada sobre a feitura de um diário de bordo. Cada aluno deverá redigir o
seu diário, começando a partir do momento em que os grupos são formados até o
momento em que será entregue o relatório dando conta de tudo que aconteceu no
evento.
5º passo: Será realizado uma
roda de conversa a fim de que todos os estudantes possam compartilhar suas
experiências entre si.
1. Preparação do Ambiente:
Como se trata de uma atividade fora do Campi técnico deve-se
tomar cuidado com os horários a cumprir e com o cronograma a executar,
portanto os estudantes deverão estar presentes desde a manhã do dia marcado até
o final de toda a programação. Como o grupo 4 estará à frente da
organização dos trabalhos é imprescindível que seus integrantes sejam os
primeiros a chegar. Eles acompanharam de perto o trabalho de montagem do palco
que será feito pelos técnicos responsáveis, também observaram a montagem do som
bem como os testes de equalização realizados pelos técnicos de som. Observarão
ainda a montagem e testagem dos canhões de iluminação e da mesa a ser operada
pelo técnico responsável.
2.
Organização da atividade:
Nesse momento será
composto como base para feitura de atividade um cronograma de execução da
pré-produção do evento. A turma estará dividida em grupos e cada um desses
grupos terá uma tarefa específica a ser realizada dentro de um prazo
determinado pelo professor. Os estudantes deverão cumprir as tarefas dentro
desse prazo, a fim de que possam dar bom andamento a execução da atividade
proposta. Nesse sentido, assim ficará o quadro com as atividades a serem
cumpridas:
Cronograma de atividades |
||
Descrição |
Tarefa |
Prazo |
Grupo 01 - Pré-produção |
Responsável em trazer
para a turma algumas alternativas de locações e de datas para o evento; |
Este grupo tem um
prazo de 10 dez- a contar da data de sua formação - para entregar sua tarefa; |
Grupo 02 - Pré-produção |
Responsável pelas
atrações que comporão a grade do evento, |
Neste caso os
estudantes terão o prazo 10 (dez) a partir da definição de uma data e de um
local para a realização do evento; |
Grupo 03 - Pré-produção |
Incumbido de conseguir
patrocinadores interessados e também pela divulgação do evento |
Neste caso o grupo
inicia sua tarefa de conseguir patrocinadores a partir do momento de sua
formação, já o trabalho de divulgação do evento começa a partir da definição
de local e data deste evento; |
Grupo 04 - Produção |
Responsável por todo
aparato necessário a montagem do evento; (palco, som, iluminação,
instrumentos e demais afazeres) |
O grupo em questão
começar a realizar sua atividade assim que o grupo se forma, a sua tarefa
independe da realização das de outros grupos; |
Grupo 05 - Pós-produção |
Responsável por fazer
o balanço do evento em forma de relatório, estará à frente da desmontagem do
cenário, bem como da análise de
satisfação do público. |
Inicia a execução de
sua tarefa a partir da formação do grupo. |
1. Forma de avaliação da
atividade:
A avaliação será
realizada a partir da redação de um diário de bordo a ser produzido pelos
estudantes. Este diário de bordo deverá dar conta de todo processo de
construção do projeto de intervenção.
1. Resultados esperados (ou
obtidos):
Colaborar com a formação técnica dos estudantes do curso técnico
em Produção Cultural;
Colaborar para que o aluno assimile a prática da produção de
eventos culturais através da iniciativa e autonomia;
Colaborar para a inserção do estudante no mundo do trabalho a
partir da vivência prática com base em sua formação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário