Instituto Federal do Amapá
Polo Porto Grande
Pós-Graduação em Docência Para Educação Profissional e Tecnológica - EPT
DISCIPLINAS: PROJETO PEDAGÓGICO NA EPT E PRÁTICAS INCLUSIVAS NA
EPT
PROFESSORES: Crislaine Gruber e Olivier Allain
Larissy e Emilene
Hutson Roger Silva
TUTOR: Tiago Carminha
ALUNOS: Aldenice Contente Dias
Ezedequias de Souza Correa
Nubia Deborah Araújo Caramello
O curso técnico escolhido no CNCT foi Curso Técnico de Guia de Turismo.
O link do PCC escolhido foi: Departamento
● https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/tecnicos/subsequentes/guia-de-turis
mo
Link acesso ao Plano
● https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/tecnicos/subsequentes/guia-de-turismo/pdf
/projeto-pedagogico-do-curso-guia-de-turismo.pdf
Os links dos vídeos utilizados são:
Ref. 1
● http://antigo.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6084-a-import%
C3%A2ncia-do-guia-de-turismo-como-parceiro-do-viajante.html
Ref. 2
● https://www.youtube.com/watch?v=Ho0HgF6SazM
Ref. 3
https://www.youtube.com/watch?v=PMKSefnVPxI
Ref. 4
● https://www.youtube.com/watch?v=WJvTPrQ5whM
Na etapa Analisando uma situação de trabalho, as atividades que o profissional desenvolve são: auxílio na comunicação, na transmissão de informações e conhecimentos, na criação de um ambiente propício ao sucesso da visita ao destino turístico e, fundamentalmente, na provisão de segurança ao viajante”, (Ref. 1). Como também na elaboração de projetos de turismo, potencializando a economia regional.
Ele se relaciona com os que atuam na rede hoteleira, restaurantes, setor de transporte, comércio de pequeno a grande porte, a produção artística regional entre outros. Não identificado nos vídeos, instrumentos e matérias-primas que ele usa (porém, a partir do plano de curso. Os saberes que mobilizam são: conhecimento tecnológico, habilidade de comunicação e organização da informação, competência para articular eventos com agência de viagem, ou eventos sendo vínculo direto com empreendimento.
Ao final do curso, entrega satisfação (sensação de bem estar e dinheiro bem empregado) do cliente ou/e de seus colaboradores. Em relação a adequação da atividade para pessoas com deficiência, em nenhum dos arquivos analisados tratou-se da temática. E nem existem recursos de acessibilidade previstos.
Entre as competências construídas, temos:
I Conhecer e aplicar a história, cultura e arte nos roteiros turísticos;
II. Compreender e comunicar em diferentes idiomas.
E a competência que escrevemos está presente no PCC escolhido.
As unidades curriculares que contribuem para o desenvolvimento dessa competências são:
Referente a competência I:
● Manifestação Da Cultura Popular; História Da Arte; História Do Ceará; História Do Brasil E América Do Sul; Geografia Do Ceará; Geografia Do Brasil E América Do Sul
Referente à competência II:
● Espanhol I e II e Técnico, Inglês I, II e Técnico; Francês I, II e Técnico (incluiremos a libras como uma das línguas obrigatórias).
A reflexão sobre a relação entre essa competência e a pessoa com deficiência:
- Caso a pessoa com deficiência seja o guia turístico:
● Caso o guia tenha como deficiência a surdez: poderá desenvolver as habilidades e ampliar a possibilidade de turismo para público que ainda sofre muito com a ausência de preparo do setor.
- Caso a pessoa com deficiência seja o turista:
● Precisará selecionar, guias que tenham habilidade de comunicação em múltiplas linguagens entre elas a libra. Também guias que apresentem no roteiro uma preocupação com a acessibilidade, e os riscos que cada tipo de deficiência possam estar vulneráveis.
A atividade de aprendizagem inclusiva que propomos é a Aprendizagem por projeto - Roteiros e itinerários turísticos no Igarapé das Mulheres no município de Macapá - AP.
Nessa atividade adotou-se estratégias de aprendizagem por projeto, que promoverá o contato com a paisagem turística (análise da organização da paisagem para motivação do turismo local). Para isso será necessário uma sequência de metodologia diversificada:
● Aula expositiva dialogada/libras com interação via Meet:
● Levantamento do conhecimento prévio e adquirido sobre a história do Igarapé das Mulheres (vídeos, textos, documentários);
● Aula de campo conectada (Emprego de tecnologias assistivas):
Estudo do Meio via Drive/Ciclo Tour nas margens direita e esquerda do Igarapé das Mulheres (percurso total de 1,5 km), com registro fotográfico inserido instantaneamente no Padlet – durante o percurso de 60 minutos ( em grupo ou individualmente respeitando as normas de segurança para evitar contaminação);
● Interação via WhatsApp para envio de áudio das percepções instantâneas;
● Socialização das percepções do estudo do meio e da viabilidade das metodologias utilizadas (Padlet, registro fotográfico, Drive Tour, coleta de contatos de moradores e canais de comunicação utilizado);
O papel dos professores das diferentes unidades curriculares será a aplicação de conhecimentos multidisciplinares sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos, legais e econômicos, relacionados aos roteiros e itinerários turísticos programados.
O ambiente/espaço que a atividade acontecerá será no Contorno parcial do Igarapé das Mulheres no município de Macapá, localizado entre os bairros Centro e Perpétuo Socorro (Estudo do Meio) Drive/Ciclo Tour. Diálogo Virtual via WhatsApp e Padlet - Interação via Meet.
Em uma perspectiva inclusiva e o desenho universal tem como propósito não deixar ninguém para trás, neste caso é importante averiguar se o ambiente é acessível a todas as situações possíveis como por exemplo: indivíduos com bicicleta, pedestres, sinalização, proteção às margens do rio de forma que circular seja seguro e divertido.
Pensando especificamente em indivíduos deficientes, haverá a necessidade de se observar se o lugar escolhido permite o pleno acesso de alunos com deficiência. Será preciso verificar, por exemplo, a existência de rampas, e na falta delas, verificar de que forma é possível tornar o trajeto mais acessível.
É fundamental que junto ao professor orientador esteja também presente a figura do intérprete de libras para que os alunos com deficiência auditiva estejam devidamente contemplados no acesso ao conteúdo da aula.
Para os sujeitos surdos, será realizada a audiodescrição para que possam escutar novamente os detalhes da visita (caso sintam necessidade), e ampliar a percepção do lugar.
No caso de visita a ambientes onde acontecem exposições há que se observar a presença de descrições em português padrão e em braile. As descrições em português padrão devem estar adequadas de maneira a possibilitar sua leitura por parte de pessoas com baixa visão.
E como recursos da tecnologia assistiva, usar-se-á aparelho celular ou outro dispositivo para integração via Meet & WhatsApp (para grande maioria o aparelho celular substitui as câmeras fotográficas). O uso do aparelho celular é um instrumento a ser utilizado com fins de ouvir a audiodescrição dos vários ambientes a serem visitados como também auxiliará na espacialização geográfica via GPS.
Entre os critérios que escolhemos para avaliar o desenvolvimento da competência da atividade por projeto, temos:
1° Momento –
Socialização da aula invertida Teve contato com pelo menos 1 fonte de pesquisa sobre o objeto de estudo (1 ponto)
Teve contato com pelo menos 2 fonte de pesquisa sobre o objeto de estudo (1,5 ponto)
Teve contato com pelo menos 3 fonte de pesquisa sobre o objeto de estudo (2,5 ponto)
2° Momento –
Experimento de metodologias de obtenção de dados para construção de itinerários turísticos Durante o Drive/Ciclo Tour registrou pelo menos 4 fotografias com observações (1 ponto)
Durante o Drive/Ciclo Tour registrou pelo menos 7 fotografias com observações (1,5 ponto)
Durante o Drive/Ciclo Tour registrou pelo menos 10 fotografias com observações (2,5 ponto)
No percurso localizou contato de pelo menos 4 moradores a serem entrevistas em futuras ações (1 ponto)
No percurso localizou contato de pelo menos 8 moradores a serem entrevistas em futuras ações (1,5 ponto)
No percurso localizou contato de pelo menos 12 moradores a serem entrevistas em futuras ações (2,5 ponto)
3° Momento – Socialização das percepções obtidas durante o estudo do meio Na socialização das percepções apresentou aspectos positivos do roteiro. (1 ponto)
Na socialização das percepções apresentou aspectos positivos e negativos do roteiro. (1,5 ponto)
Na socialização das percepções apresentou aspectos positivos e negativos do roteiro. E alternativas para viabilidade de inserir a área analisada em um roteiro turístico para Macapá (2,5 ponto)
Obs. As atividades pré-campo foram adaptadas visando diminuir as barreiras de acesso à informação, sendo também a rubrica avaliada de acordo com as habilidades e competências dos estudantes que precisam dessas adaptações.
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