4/27/2022

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

 Unidade Curricular: Pesquisa e Extensão Tecnológicas

Professoras formadoras: Emilene Coco dos Santos e Indiana R. da Silva Becevelli 

Professor(a)mediador(a): Me. Tiago Caminha de Lima 

Coordenador(a) de Polo: Me. Suany Rodrigues da Cunha

Polo: Porto Grande

Alunos(as)

Aldenice Contente;

 Ezedequias Correa;

 Nubia Deborah Araújo Caramello;

Data: 11/11/2021

ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

MODELO DE FORMULÁRIO PARA O PREENCHIMENTO DA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

I. DADOS CADASTRAIS Identificação

Título do projeto:

Startup Social TecnoDigital: uma proposta de empoderamento por meio do sistema de informação.

Dados dos proponentes

Nomes:

Cursista 1: Nubia Deborah Araújo Caramello

Cursista 2: Aldenice Contente Dias

Cursista 3: Ezedequias Correa

E-mails:

Cursista 1: geocaramellofrj@gmail.com

Cursista 2: nicemetamorfar@gmail.com

Cursista 3: zecamacapa@gmail.com.br

Cargo:

Cursista 1: Elaboradora técnica da proposta e Professora responsável pela oficina de Startup e Pesquisa ação.

Cursista 2: Responsável pela comunicação do público externo e coordenadora do mapeamento de pequenos empreendimentos e órgãos municipais e inscrição.

Cursista 3: Idealizador do eixo temático é responsável por conduzir o diálogo em prol das parcerias institucionais e coordenador do plantão de dúvidas.

Nome da instituição escolar escolhida:

Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amapá

Curso técnico ou de graduação escolhido:

Rede de Computadores

Início previsto: 15/02/2022

Período de vigência dessa ação

Término previsto: 26/08/2022

Obs.: Período de vigência igual ou superior a 3 (três) meses ou igual ou inferior a 36 meses.

II. CARACTERIZAÇÃO Áreas Temática de Extensão (assinale 1 para área principal e 2 para área secundária)

( 2 ) Comunicação

( ) Cultura                            ( ) Direitos Humanos e Justiça

( 1 ) Educação                    ( 1 ) Tecnologia e Produção

( 2 ) Trabalho                      ( ) Meio Ambiente

( ) Saúde

III. PÚBLICO ALVO E ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES Público Externo

Descrição do público externo:

    Instituições da rede pública e organizações da rede privada que precisam da informação da tecnologia digital para ampliar o canal de comunicação de seu produto ampliando a escala de participação do público alvo.

Número total estimado de pessoas do público externo da ação:

60 pessoas

Organizações Parceiras / Coexecutoras / Apoiadoras / Patrocinadoras (caso seja necessário, inserir mais linhas na tabela)

Nome da instituição

Sigla

Vai aportar recursos?

Descrição da participação

Prefeitura Municipal de Porto Grande - AP

( x ) Sim ( ) Não

Recursos financeiros: disponibilidade de coffe breack para os encontros presenciais.

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Porto Grande

Departamento do curso técnico de Rede de Computadores

IFAP

( x ) Sim ( ) Não

Recursos humanos: Discentes e docentes do curso de Rede de Computadores

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Porto Grande

Departamento de Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica.

IFAP

( x ) Sim ( ) Não

Recursos humanos: Pós- graduandos responsáveis pela idealização e coordenação da proposta.

Equipe Executora (número estimado de pessoas)

Estudantes de curso FIC

Estudantes de curso técnico

Estudantes de graduação

Estudantes de pós-graduação

Servidores

docentes

Servidores técnico-administrativos

Colaboradores externos

IV. DETALHAMENTO DA AÇÃO Resumo

    A proposta de pesquisa, ensino e extensão pretende criar uma startup social com oferta de serviço gratuito (inicialmente) voltado à capacitação do público externo composto por pequenos empreendimentos e instituição pública carente de informação tecnológica, necessária para potencializar a oferta do seu produto. Palavras-chave

Sistema de informação; tecnologia; capacitação tecnológica e digital.

Objetivo Geral

    Promover o desenvolvimento de startup social para que estudantes do curso de Rede de Computadores possam a partir do conhecimento adquirido ampliar a oferta de produtos ofertadas por instituição privada e pública ao público em geral, empoderando os atores participantes na tomada de decisão tecnológicas e digital que melhor se aplica a cada função exercida. Objetivos Específicos

    I. Fomentar a criação de startup social a partir das habilidades e competências dos estudantes do curso de computadores em rede do IFAP – Campus Macapá.

    II. Mapear iniciativas de pequenos porte que apresentam carência de Tecnologia de Informação Digital - TID

    III. Promover cursos de TID para empreendimento de pequeno porte e órgãos públicos do município de Porto Grande;

    IV. Criar um sistema de plantão de dúvidas para suporte durante 90 dias após o curso ofertado.

    Fundamentação – Diretrizes da Extensão

    Descreva abaixo como o(s) grupo(s) social(is) externo(s) ou organização(ões) externa(s) à instituição de ensino escolhida influenciaram no planejamento e como será sua participação na execução desta ação:

    A partir da entrevista realizada via google forms, foi possível identificar que os três colaboradores da pesquisa que oferecem serviços diversificados (primeiro exerce a atividade Sóciocultural. O segundo é uma Assessoria Esportiva e o terceiro foi o Tatamirô- Grupo de Poesia: que é um grupo amapaense de declamação, dramatização, musicalização de textos poéticos etc.). Em comum, esses grupos precisam ampliar o nível de alcance do público alvo, e ampliar o nível de conhecimento digital e tecnológico para ampliar o sistema de informação e assim ampliar a rede de interação.

    O fato dos entrevistados reconhecerem que o desconhecimento em um sistema de Tecnologias de Informação Digital, diminui a eficácia de seus objetivos, despertou na equipe a percepção que essa problemática pode ser também a realidade de outros pequenos empreendimentos com ou sem fins lucrativos, do setor público e privado.

    Aliado a esse fator, temos o desafio de tornar as informações obtidas nos cursos profissionalizantes também um produto, alimentado por habilidades e competências conquistadas durante o processo de formação. Buscando ainda, despertar o comprometimento social em prol de uma sociedade com maiores oportunidades. Dessa forma surge a proposta de Startup Social TecnoDigital: uma proposta de empoderamento por meio do sistema de informação, unindo estudantes do curso de Rede de Computadores, ao público externo que manifestarem interesse em participar das intervenções a serem propostas pelas startups.

    Ao aplicar as startups sociais os estudantes também aproximarão a sociedade das reflexões e ações da instituição de ensino que busca além da formação de seus estudantes, ampliar o conhecimento da sociedade por meio dos projetos de extensão. O ensino e a extensão passam ainda a ser objeto de pesquisa tanto para a equipe coordenadora do projeto que busca experimentar a startup como intervenção didática – pedagógica e científica, quanto para os estudantes que buscarão compreender como suas intervenções podem contribuir para a problemática identificada.

    O papel da equipe idealizadora e coordenadora da presente proposta, é fomentar a proposta junto a instituição de ensino, promover os processos formativos e motivacionais, além da busca de parcerias e público de interesse.

    Descreva abaixo as mudanças a serem produzidas no público externo ou organização(ões) externa(s) que serão beneficiados pela ação:

    Os produtos a serem ofertados, somente estarão totalmente visíveis após a criação das startups pelos estudantes, entretanto, ao trazermos a startup como uma metodologia didática almeja-se que os estudantes ofereçam cursos que possam ampliar o conhecimento tecnológico e digital do público externo, de forma que as dificuldades apresentadas como: ampliar o alcance da oferta de serviço, criação de ferramentas para facilitar o dia a dia do empreendimento, entre outros.

    Descreva abaixo as relações que essa ação possui com ensino e/ou pesquisa:

    A criação da startup social TecnoDigital, busca que os estudantes possam trazer reflexões sobre a aplicabilidade da informação adquirida ao curso, torná-lo claro e objetivo para ser multiplicado ao público externo, tornando ainda essa relação de aprender para ensinar um objeto de pesquisa, onde a ação de intervenção também promoverá um banco de dados a ser analisado.

    Descreva abaixo como se dará a participação nesta ação dos estudantes da instituição de ensino escolhida, como protagonistas de suas atividades, e as contribuições para a sua formação cidadã:

    A oficina de startup buscará potencializar o olhar do estudante do curso técnico, para que esse conhecimento tenha função social, e que poderá ofertá-lo durante uma intervenção coletiva (as startups serão formadas por grupos de até cinco estudantes).

    As propostas poderão ser compostas por intervenção digital ou presencial, a ementa a ser ofertada, dependerá do objetivo de cada proposta de startup, tendo os discentes autonomia para elaborá-las, contando com a orientação dos docentes do curso de Rede de Computadores para análise do conteúdo.

    O protagonismo dos estudantes envolvidos estará em contribuir com a intervenção social identificada, se comprometendo diante seus princípios pessoais e coletivos. A metodologia escolhida por cada equipe também evidenciará como cada startup acredita no poder da informação.

Instalações, Equipamentos e Materiais necessários para execução

Laboratório de informática do Instituto Federal do Amapá – IFAP- Campus Macapá;

Computadores de mesa, notebooks e smartphones.

cadernos, canetas e lápis;

Cronograma (caso seja necessário, inserir mais linhas na tabela)

Descrição das atividades

Público de destino

Período: ano letivo 2002

Oficina de fomento para criação de startup social.

Estudantes

15/02 a 15/03

Oficina de iniciação científica por meio da pesquisa-ação.

15/03 a 30/03

Mapeamento de pequenos empreendimentos e órgãos municipais

Empreendimentos e Prefeitura

30/03 a 15/04

interessados em participar do curso de TID.

Estabelecimento de parceria com Instituição de ensino e recursos materiais

30/03 a 15/04

Realização de contato com os empreendimentos e órgãos municipais para manifestação de interesse nos cursos a serem ofertados.

15 a 20/04

Período de inscrição gratuita

15 a 20/4

Realização de cursos de TID (cada startup terá autonomia para a ementa dos cursos).

Público externo

25/4 a 25/06

Sistema de plantão de dúvidas

Público externo e estudantes

25/4 a 25/7

Análise dos dados coletados por cada startup e produção de relatório técnico e artigo científico.

Coordenadores do projeto e estudantes

26/7 a 26/8

Avaliação

Descreva aqui como será a avaliação do projeto de extensão:

● Pelo público-alvo: O público-alvo são os estudantes, os empreendimentos e órgãos públicos que podem potencializar a oferta de serviço por meio da TID. Sendo avaliados pelo envolvimento na proposta. O objetivo da avaliação consiste em alinhar e corrigir possíveis lacunas para replicar caso o projeto tenha êxito, não se trata de uma avaliação quantitativa.

De forma que:

A avaliação dos estudantes: consiste em averiguar se a proposta de implantação da startup social pode ser utilizada como uma metodologia de motivação para socializar habilidades e competências enquanto intervém em uma realidade identificada e coleta dados.

A avaliação do público externo:

● Pela equipe organizadora: Será avaliação em cada etapa do projeto, buscando identificar e corrigir as lacunas dos procedimentos técnicos – pedagógicos durante o processo de intervenção do projeto de pesquisa, ensino e extensão.

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