4/27/2022

Modelo de plano de aula para a educação profissional

 Plano de Aula Dados básicos da aula

Nome da disciplina: O corpo cênico;

Data: dia 28 de junho de 2021. Das 08:00hs às 11:00hs da manhã;

Tema da aula: Jogos teatrais;

Local da atividade: auditório;

1. Competências

Para a efetivação desta atividade é fundamental saber que os “Jogos Teatrais” são também conhecidos como jogos improvisacionais, uma técnica desenvolvida pela teatróloga estadunidense Viola Spolin com o objetivo de aperfeiçoar atores profissionais ou introduzir ao teatro atores iniciantes.

2. Metodologia

2.1 Estratégia de ensino:

Os alunos serão convidados a se retirar da sala de aula e a ocupar outro espaço. Pode ser um espaço ao ar livre ou mesmo um auditório, o importante é tirá-los da zona de conforto da sala de aula. Neste lugar o plano de aula deverá se desenvolver;

Estando os alunos devidamente acomodados eles terão a oportunidade de participar de uma aula expositiva dialogada onde lhes será explicado do que trata os jogos teatrais, como como foram criados, quais suas regras, como funcionam e quais os seus objetivos;

Para esta aula serão priorizadas as estratégias de aula expositiva dialogada e simulação a partir da criação de uma cena onde os estudantes colocarão em prática o que foi aprendido durante a aula expositiva;

2.2 Implementação da estratégia:

Com três horas de duração a estratégia para essa aula será implementada a partir da escolha de local que não será propriamente a sala de aula onde os alunos estão habituados com o espaço físico. É de fundamental importância levá-los para um outro local ao qual não estejam acostumados, onde precisem se adaptar de forma mais dinâmica para cumprir suas tarefas. Esse local poderá ser o auditório, um anfiteatro ou mesmo um espaço ao ar livre.

Neste local os alunos participarão de uma aula expositiva dialogada, depois realizarão um pequeno exercício cujo objetivo é responder a questões previamente estabelecidas e por fim acontecerá a simulação de uma cena dramática idealizada e redigida pelos próprios alunos.

2.2.1 Momento inicial (primeiro momento da aula):

O primeiro momento dessa aula inicia com a apresentação do tema. Será introduzido o assunto através de uma aula expositiva dialogada com uso de slides contendo textos, imagens e vídeo. Após essa socialização de conhecimento haverá uma pequena tarefa onde os alunos serão divididos em pequenos grupos para os quais serão distribuídas perguntas referentes ao tema tratado na aula expositiva dialogada. Após um tempo previamente determinado os alunos deverão responder a essas perguntas e depois de respondidas o grupo deverá eleger dois alunos para explicarem a questão para a turma.

2.2.2 Desenvolvimento (segundo momento da aula):

O segundo momento dessa aula consiste na elaboração de uma cena dramática que há de ser apresentada no momento final. Os alunos deverão elaborar um texto dramático, não

precisa ser um texto longo, um esquete é mais que suficiente, uma cena que dure algo em torno de cinco a sete minutos de tempo.

Nesse momento o mais importante é que os alunos definam os detalhes da representação e que redijam o texto segundo as características de gênero. O texto no qual a apresentação está baseada precisará ser entregue ao professor. A divisão das turmas em grupos foi aproveitada para esse segundo momento e também será aproveitada para o terceiro.

2.2.3 Fechamento (terceiro momento da aula):

O terceiro e último momento dessa aula segue com a apresentação das cenas elaboradas e redigidas no segundo momento. É de fundamental importância que todos os alunos estejam participando da cena, alguns alunos estarão dando as rubricas para dar mais dinamismo à cena. Cada grupo terá de 5 à 7 minutos para desenvolver suas esquetes.

3. Avaliação

Serão avaliados nessa atividade a capacidade do aluno em se adequar a um novo espaço diferente do qual estava habituado. Será avaliado também a capacidade em improvisar diálogos, gestos e movimentos gerais. Outra possibilidade de avaliação é a seriedade com a qual os alunos trabalham os jogos teatrais.

Durante a apresentação serão avaliados os aspectos estudados na expositiva dialogada e na atividade de grupo para responder as questões. Será necessário averiguar o quanto os alunos absorveram o conteúdo estudado.

4. Recursos necessários

Projetor de slides;

Computador;

Tela de projeção;

Papel A4;

Canetas;

5. Referências

HARTMANN, Luciana; FERREIRA, Taís. Módulo 16: História da arte-educação para licenciatura em teatro. Brasília: Estão Gráfica LTDA, 2010.

LEONN, Lúcio. JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação (espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado. Disponível em http://notasdator.blogspot.com/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html, acessado em 04 de nov. de 2010.

ALMEIDA, Bianca Miranda de; SILVA, Daniela da. Oficina de Jogos teatrais. Oficina Cescar 26/05/2007. Disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/26-05-07/Oficina_Jogos_Teatrais.pdf, acessado em 04 de nov. de 2010.

SHECHTMAN, S. Mediação Pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da complexidade e do pensamento ecossistêmico. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.

6. Link do recurso digital (Cápsula) de apresentação desta aula

https://youtu.be/byUQaxsjAb8

Macapá, 28 de junho de 2021. Ezedequias de Souza Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário