11/14/2016

Arte de mestre[1]


José Paulo Paes


    Este ensaio foi escrito a convite da fundação Ayacucho, da Venezuela, para servir de prólogo a uma edição em espanhol de Cacau/ Gabriela, cravo e canela da prestigiosa biblioteca Ayacucho, em cujo catálogo figuram os principais autores da América latina, antigos e modernos. O convite me deu a oportunidade, ou melhor, o pretexto de voltar a debruçar-me, desta vez analiticamente, sobre duas obras capitais de um romancista por quem tenho velha e fiel admiração. (...).

            Com Gabriela, pude avaliar o quanto o espontâneo talento de narrador testemunhado em Cacau amadurecera em arte de mestre na grandeza de um quadro de tessitura por assim dizer polifônica, dos mais bem logrados de que se pode orgulhar a prosa de ficção do Brasil (...).

            Os vínculos de Gabriela, cravo e canela (1958) com o clima ideológico da época em que foi escrito e publicado não são, nem de longe, imediatos e declarados como os de Cacau com o obreirismo de programa dos anos 30. Trata-se de vínculos antes de omissão que de comissão. Explicando melhor: É na medida em que não faz praça de um compromisso explícito de engajamento que Gabriela dá boa conta da circunstância histórica de sua composição, o final dos anos 50, quando o desmonte do mito stalinista aliviara finalmente os escritores de esquerda das coerções mais tirânicas do chamado realismo socialista. Visto desta perspectiva, Gabriela parece estar nos antípodas de Cacau, tantas são as diferenças que dele o estremam. Duas parecem ser particularmente relevantes.

            Primeira, a de sua ação não se ambientar num passado como o do narrador autobiográfico de Cacau, que, por muito próximo, em pouco ou nada se distinguia do presente de seus leitores. A história de Nacib e Gabriela remonta ao ano de 1925, “um tempo curto de meses e longo de acontecimentos”, particularmente decisivo na crônica da cidade de Ilhéus, pois foi nesse ano que a dragagem do porto, para abri-lo a navios de grande calado, possibilitou a exportação direta do cacau, com o consequente ascensão político e social dos exportadores e o declínio não menos consequente do poder absoluto dos coronéis. Se por mais não fosse, a visada histórica facultou in limine a Gabriela desobrigar-se das palavras de ordem da imediatez politica, num distanciamento cujos benefícios puderam ser vistos desde Terras do sem-fim (1943). (...)

            Outra diferença de monta entre Cacau e Gabriela está na mudança do registro da voz narrativa, que passa da primeira pessoa da autobiografia para a terceira do discurso indireto. (...) A todo passo, soa em Gabriela a duplicidade de vozes involucrando “ao mesmo tempo, duas intenções diferentes: a intenção direta do personagem que fala e a intenção refrangida do autor”.[2]Com isso, o uníssono ideológico do romance de engajamento, onde o outro só aparece como caricatura, cede lugar a polifonia das vozes sociais, cada qual com a sua inflexão própria e o seu próprio universo de valores. E essas vozes múltiplas se articulam- para levar um pouco mais adiante o símile musical- com duas claves distintas. De um lado, a clave do coletivo, que rege, na história de ilhéus, o confronto dramático entre o coronel e o exportador, ou que dá no mesmo, entre a tradição e a inovação. 

    De outro, a clave do pessoal, em cuja pauta se inscreve o ídilio entre Nacib e Gabriela. Ambas as claves confluem no empenho de modular, por nexos progressivos de consonância, a passagem do individual ao grupal, do econômico ao ético, do histórico a mítico, do sentimental e do dramático ao cômico e ao picaresco, num amplo, variado tecido sinfônico cujo poder de convencimento dá a medida do grau de mestria a que pôde chegar a arte de ficção de Jorge Amado.

            A amplitude sinfônica responde inclusive por uma terceira e óbvia diferença, a da extensão física entre as cento e poucas páginas de Cacau e as quinhentas e tantas de Gabriela. Foram estas as necessárias para erguer uma complexa polifonia narrativa, com dezenas de personagens e perto de uma centena de figurantes, onde nada é demais ou de menos: cada elemento, por mínimo que seja, tem o seu lugar certo e a sua função especifica a cumprir na ordem de uma totalidade social artisticamente representada. E, ao falar nesse tipo de totalidade, está-se implicitamente falando (...) de uma dimensão épica ou heroica, residual, herdada por Gabriela de terras do sem-fim para desenvolver não no mesmo diapasão, mas num diapasão idílico-paródico-pastoral cujas primícias, como vimos, estão em Cacau.

            Esta perspectiva de uma continuidade, menos fácil de distinguir porque subjacente à ostensiva perspectiva de diferenças, se escalona na série de romances que vão de Cacau a Gabriela. Podem alguns deles até ser vistos como retomada e ampliação, em separado, de motivos apenas esboçados no primeiro desses dois livros, e que, enriquecidos de todas as conotações adquiridas durante o percurso, voltarão a confluir no segundo deles. (...)

            Pode-se dizer que em Gabriela ambos os espaços, o rural e o urbano, se interpenetram. Diferentemente de Salvador, tão afastada da zona cacaueira, embora dela recolha os maiores proventos, como exportar pelo seu próprio porto- pelo menos até 1925- todo o cacau lá produzido, Ilhéus não passa de uma extensão ou apêndice citadino dessa zona, de que tanto depende. Tal dependência e proximidade estão metonimicamente expressas no fato de os forasteiros que lhe andam pelas ruas se entontecerem com “o perfume das amêndoas do cacau seco, tão forte”. 
    
    Esta metonímia de ordem olfativa é particularmente significativa num romance onde o primado do aromático, patente desde as duas especiarias referidas no seu título- cravo e canela-, remete de pronto aos prazeres do paladar, intimamente ligado aos do sexo numa tábua de valores sensuais que ficam tão longe da frugalidade proletária de Cacau quanto perto do hedonismo da cultura folclórica, em que a cozinha regional ocupa o mesmo lugar de honra do ritual religioso. Isso numa equipoderância de valores materiais e espirituais tão bem destacada nessa cultura por Mikhail Bakhtin.[3]

            (...) Na estrutura de Gabriela se justapõe duas linhas narrativas- a do coletivo, centrada na luta politica entre o exportador Mundinho Falcão e o coronel Ramiro Bastos, e a do individual, voltada para o idílio amoroso de Nacib com Gabriela. O fato de o nome de a protagonista dar título ao romance pareceria indicar um predomínio desta última linha sobre a outra, não fosse o predomínio logo a seguir desmentido pelo subtítulo de Crônica de uma cidade do interior. Este aparente conflito de ênfases entre titulo e subtítulo tem a ver com uma questão menos de hegemonia que de representatividade: entre a heroína e a cidade haveria algum laço de equivalência ou consubstancialidade sob cuja ótica o conflito se resolveria. O laço realmente existe e, em se tratando de um romance plurívoco, tem vigência em vários níveis.

(...) Desde o princípio, confluem na narrativa, em enfretamento critico, o tema da sujeição/libertação feminina e o tema do atraso/progresso urbano. O jogo de paralelismos e interações entre os dois temas dialéticos se vai enriquecendo com o avanço da narrativa. Por aí se evidencia a íntima correlação de um com o outro, não obstante situarem-se em esferas diversas, um na da ética, o outro na da economia.

            O realce de semelhante tipo de correlação era de se esperar num romance histórico de costumes como Gabriela, cujo assunto, conforme já se disse, é o declínio do poder dos coronéis e a ascensão dos exportadores de cacau. Esse processo político-econômico tem repercussões na vida social de Ilhéus, sobretudo nas relações entre os sexos. Apressa uma mudança de costumes que começa por libertar as mulheres das coerções mais tirânicas de uma moralidade semifeudal. É o que reconhece, a propósito do direito tacitamente reconhecido ao marido de matar a esposa adúltera, o filho do todo poderoso coronel Ramiro, Tonico Bastos: “costumes feudais. (...) Aqui vivemos no século passado”. Tais costumes eram resquícios de um passado guerreiro, quando as lutas pelas posses da terra ainda selvática e as dificuldades de povoá-la impunham hábitos de vida a um só tempo frugais e senhoriais. (...)

            Á altura em que se passa a ação de Gabriela, o código moral dos coronéis já era sentido como retrógrado, embora ainda não fosse abertamente desafiado. Para a sua obsolescência concorria a própria transformação do modo de vida, de rural para urbano; a antiga sobriedade no viver (...) ia se perdendo em Ilhéus e Itabuna, onde começavam os coronéis a comprar e a construir boas moradias, bangalôs e até mesmo palacetes. Eram os filhos, estudantes nas faculdades da Bahia, que os obrigavam a abandonar os hábitos frugais. Para exprimir figuradamente a necessidade de mudança de hábitos, o romancista encontra em certo momento uma metonímia saborosa, em que resume a diferença de opiniões entre dois coronéis de prol. Um é o coronel Altino Brandão, de Itabuna, o mesmo que pontificara sobre as vantagens do casamento a Mundinho Falcão no escritório deste; o outro é o já octogenário coronel Ramiro Bastos, que ele tenta convencer a aliar-se politicamente ao exportador, em vez de hostilizá-lo.

            (...) Não por acaso o subcapítulo (...) se intitula “Das cadeiras de alto espaldar”. A diferença entre a austeridade das antigas mas incômodas cadeiras de espaldar alto e o conforto das modernas poltronas estofadas serve bem para dar concretude ao contraste de uma noção de mando como direito conquistado pela força e mantido pela tradição com o conceito de poder como emanação da vontade geral e atualização do espirito dos tempos. Ou seja, o contraste de uma moral ascético-conservadora de guerreiros com uma moral hedonístico- progressista de comerciantes, um enfrentamento do velho com o novo corporificado respectivamente no grapiúna Ramiro Bastos e no carioca Mundinho Falcão.

            Os variados incidentes da efabulação do romance vão ilustrar, cada qual à sua maneira, as sucessivas vitórias do novo, a despeito da resistência do velho. Castigada pelo pai, o coronel Melk Tavares, por seu namoro com o engenheiro encarregado da dragagem do porto, um homem casado, Malvina foge do colégio interno em Salvador e vai para São Paulo trabalhar e estudar por conta própria. No episódio, entrecruzam-se o coletivo e o individual na medida em que o gesto de independência de Malvina fora precipitado pelo mesmo engenheiro que, trazido a Ilhéus para dragar o porto, por interferência de Mundinho Falcão junto ao governo federal, desfere com isso um golpe mortal na hegemonia dos coronéis, prestigiados pelo governo estadual[4] enquanto este pôde usufruir o privilégio de exportar-lhes todo o cacau pelo porto da capital do estado. O escândalo causado pelo assassinato de sinhazinha e seu amante, pelo marido enganado, evidencia, por outro lado, que o código moral dos coronéis já não era tão tacitamente aceito como antes, e isso se confirma no final do romance, quando o processo contra o matador, movido pelas famílias das vítimas, tem por desfecho a sua condenação- um fato até então inédito nos fastos jurídicos de Ilhéus. (...)

            Tão radical transformação de costumes, ainda que houvesse estado a gestar-se desde antes, se completa nos poucos meses a cuja crônica histórica Gabriela se propôs. Nesse processo, idílio entre Nacib e Gabriela desempenha o papel de foco. De certo modo, pode-se considerar os demais sucessos narrados no livro como uma espécie de panóplia em cujo centro se destaca ele, não como cena estática, mas como elemento da dinâmica do processo. Mesmo porque idílio tem uma dramática própria desencadeada pelo desastrado casamento que lhe serve de divisor de águas. Antes de se resolver a desposa sua cozinheira, Nacib desfrutara sem problemas tudo quanto ela lhe dava de sim sem nada pedir em troca. Na mesa, “o tempero entre o sublime e o divino” da sua comida; na cama, “o fogo a crepitar inextinguível” da sua carne mulata, cor de canela, com cheiro de cravo. Ela lhe veio aumentar inclusive a prosperidade econômica, pois o sabor dos seus quitutes, tanto quanto a graça de sua presença (...) fizeram aumentar a afluência do bar Vesúvio. (...) paradoxalmente, são as próprias virtudes dela que acabam por provocar inquietações e angustias no seu amante-patrão. (...) começou ele a temer que lhe pudessem roubar a cozinheira, oferecendo-lhe alguém melhor posição e maior paga, ou a amante, montando-lhe casa própria e a enchendo de presentes. Não bastasse isso, entram a atormentá-lo ciúmes dos olhares cobiçosos de que a rodeiam os frequentadores do bar Vesúvio. Após muito excogitar, Nacib encontra afinal no casamento no casamento a solução supostamente ideal para os seus sustos de patrão e os seus zelos de amoroso. Afrontando a opinião pública, à qual escandalizava um comerciante de respeito a desposar uma retirante de vida atirada, e a falta de entusiasmo da própria Grabriela, o matrimônio se realiza, e de papel passado.

            A partir daí, as coisas começam a desandar na vida até então regalada de Nacib. O sumiço de Gabriela do bar Vesúvio, aonde não ia mais por imposição o marido, faz cair o movimento da casa. Outrossim, as proibições sociais ligadas à sua nova condição de Sra. Saad fazem-na perder a espontaneidade de criança, entristecer, sentir-se prisioneira. (...) Até na cama Nacib a sente agora diferente. Embora ela continuasse a mostrar-se carinhosa, era como se as exigências da nova posição social “refreassem seu ardor, contivessem seu desejo, esfriassem seu peito”. Isso até o dia em que ele a surpreende na cama com Tonico Bastos. Depois de surrar-lhe o amante e a expulsar de casa, descobre um jeito de anular igualmente o casamento, com o que voltam ambos ao estado de solteiros. Mas os interesses comerciais o forçam a recontratá-la, meses mais tarde, como cozinheira; mais adiante ainda, volta a frequentar-lhe o leito, se bem ocasionalmente, sem mais nenhum compromisso de exclusividade de uma ou de outra parte.

            Pode-se ler este idílio em três movimentos- antes, durante e depois do casamento-, com uma espécie de fábula admonitória contra o instinto burguês de posse empenhado em estender até o domínio do sexo, através do instituto do casamento monogâmico, a santificação em lei da propriedade privada. Em apoio de semelhante, haveria a circunstância de, longe do proletarismo de Cacau e dos romances que a ele se seguiram até Gabriela, este último estar a todo consagrado à representação da luta da burguesia progressista de Ilhéus contra o atraso feudal do coronelato do cacau. Nacib é um condigno representante desse tipo de burguesia, e para se ter uma medida da mudança de ênfase de Cacau para Gabriela, na Ilhéus deste passa à categoria de protagonista um daqueles vagos “árabes do comércio local que trocavam língua” na Pirangi daquele, onde não faziam jus senão a essa fugacíssima menção. Mas privilegiar tal leitura fabular seria atribuir a Gabriela um propósito de crítica ideológica que lhe parece ser estranho: nele, a antítese povo X burguesia, quando presente, assume mais o caráter de um confronto de valores éticos e culturais do que de uma oposição politica tipo explorados X exploradores tão à flor do texto nos romances engajados seus predecessores.

            O malogro do casamento de Nacib está mais bem ligado a uma ética pastoral cujas linhas de força se prolongam de Cacau a Gabriela para aqui assumir uma outra e mais rica configuração. Talvez possa causar espécie falar de pastoralismo no caso de um romance de ação ambientada na cidade e não no campo. Tanto mais a mais pastoral de suas personagens, vinda embora da ruralidade do agreste, dela abdica de alma leve para se urbanizar em definitivo, sem qualquer nostalgia e nenhum sentimento de culpa. Entretanto, conforme mostrou bem William Empsom ao estudar-lhe versões tão pouco campestres quanto A Ópera do mendigo, de John Gay, ou Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, o princípio pastoral não depende necessariamente, para se atualizar em literatura da situação campestre onde se originou: basta conservar-lhe, como pedra de toque, os valores essenciais, sobretudo a oposição de base entre vida natural e vida artificial. No caso de Gabriela, ademais, haveria a circunstância atenuante de Ilhéus estra umbilicalmente ligada, como já vimos, à ruralidade da zona cacaueira; por estar mais perto daquele do que deste, ainda o emblematiza em certa medida.[5] (...)
            
    O bom selvagem de Rousseau é um constructo filosófico tipicamente pastoral, e em Gabriela ele se corporifica sob a forma do que William Empson, ao estudar o pastoralismo infuso nas duas Alices de Lewis Carroll, chamou de “criança-juiz”. Cabe entender por isso uma visão crítica das convenções a partir da perspectiva da ingenuidade. No fundo, é o mesmo recurso de que se valeram os enciclopedistas no seu desmascaramento, via prosa de ficção, da irracionalidade do antigo regime, e que encontrou sua mais bem lograda utilização em L’ingénu, de Voltaire, a fábula de iroquês cujos olhos de selvagem, por inocentes, têm o condão de atravessar as máscaras sociais para descobrir por trás delas as hipocrisias que os olhos civilizados, por culpados, evitam ou fingem não ver. Na perspectiva da ingenuidade crítica, o selvagem e a criança, mercê de sua maior proximidade das origens (sociais num caso, biológicas no outro) se equivalem, e Gabriela tem algo de uma e outro sempre, com a espontaneidade dos seus gostos- andar descalça, brincar na rua, dançar no terno de reis, ir ao circo, rir quando quiser, deitar com quem lhe agrade-, acaba pondo em xeque os tabus que a impedem de satisfazê-los. (...)
            Salta aos olhos, no caráter de Gabriela, um forte traço de infantilidade que chega por vezes à beira do retardamento mental. Todavia, o fato de estra acompanhado de uma sexualidade amadurecida, segura de si, faz que a verossimilhança ceda, no caso, seus direitos a coerência simbólica. Na sua feliz animalidade, que não conhece outro limite para o desejo que não seja a ânsia de plenitude, própria e alheia, ela é o sexo no grau máximo, pastoral, de naturalidade. Daí que também nesse domínio a sua lógica de bom selvagem seja não menos subversiva do código estabelecido. Ela se entregava de noite ao retirante Clemente “como se nada fora”, pois “no outro dia era como se ela nem se recordasse, olhava-o como aos outros, tratava-o como aos demais”, paradoxo que o Negro Fagundes assim elucida ao companheiro de jornada e de labuta: “Ela não é mulher pra se viver com ela. (...) Tu pode dormir com ela, fazer as coisas. Mas ter ela mesmo, ser dono dela como é de outras, isso ninguém nunca vai ser”. (...) João Fulgêncio (...) também se recusa a rotular Gabriela, sequer com o epíteto de “alma de criança” proposto por um dos seus interlocutores: “Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explica-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe”. (...)

            A retomada do esquema pastoral em Gabriela se faz também sob a forma de um encontro idílico de classes que lembra o de Cacau, mas com diferente distribuição de papéis. Do homem de classe “inferior” requestado por mulher de classe “superior”,[6] passa-se a situação inversa. Nos dois casos, malogra a superação das diferenças sociais pela força do amor, vitorioso no tipo mais convencional de idílio. (...) Não implica a separação dos amantes, mas tão só uma mudança ou correção no regime de relação entre eles, que aponta criticamente, de um lado, para o caráter repressivo do casamento como instituição a serviço da vontade burguesa de posse, e, de outro, para uma incompatibilidade de raiz entre a liberdade sexual enquanto valor da natureza e as convenções artificiais que a buscam refrear. A circunstância de Nacib voltar ao leito de Gabriela depois da anulação do casamento, mas já agora sem exigências de exclusividade, comporta por sua voz uma dupla leitura. Rebaixando-a de esposa a amante ocasional, de estatuto equivalente ao das mulheres da vida cuja frequentação retoma, ele alcança resolver, dentro do quadro da moralidade burguesa, a dissonância subversiva ali introduzida por ela. Contudo, ao aceitar de novo os favores de Gabriela, o ex-marido traído está implicitamente reconhecendo vitoriosa a permanente liberdade de escolha de parceiros por ela conquistada, com o que o episódio casamento/descasamento assume inflexão pedagógica. (...)

            Gabriela também encarna miticamente a ânsia de independência e liberdade sexual da mulher. Isso num momento histórico propício, em que o atraso feudal dos coronéis tem de ceder às exigências modernizadoras do progresso. (...) A mudança de padrões políticos- a ascensão de Mundinho Falcão e o fim do absolutismo coronelício- é comparada a uma mudança dos padrões sexuais: a derrocada da lei dos coronéis na punição do adultério e a libertação de Gabriela das coerções do matrimônio burguês, alçando-a a símbolo de independência e liberdade do seu sexo. Além disso, a personificação do princípio heroico num “membro importante” da sociedade de Ilhéus, nada menos que o seu venerando cacique político, e do princípio pastoral num “membro desimportante”, nada mais do que uma cozinheira elevada a condição de heroína, aponta diretamente para o duplo registro tragicômico inseparável das atualizações modernas do pastoralismo.

            (...) (convém) realçar uma dinâmica interna, especificamente literária, da arte de ficção de Jorge Amado, em contraposição a ênfase em fatores externos, de ordem sociopolítica ou circunstancial, comumente invocados para explicar as singularidades de sua trajetória, sobretudo a passagem, cujo divisor de águas é exatamente Gabriela, cravo e canela, de um engajamento declarado para o que, se não chegar a configurar-se como desengajamento (não o pode ser qualquer das formas de populismo), tampouco implica comprometimento com um programa ideológico.

            Conforme se viu no curso da análise, a passagem, ainda que condicionada por fatores externos, se faz em termos de uma lei interna, o princípio pastoral, cujas atualizações foram acoroçoadas num ou noutro sentido por eles. Da continuidade de tal princípio irão dar testemunho os livros que se seguem a Gabriela. Dois deles, Tereza Batista cansada de guerra (1972) e Tieta do Agreste (1977), giram em torno de protagonistas femininas que, correspondem ainda mais de perto ao molde da prostituta pastoralizada desentranhando da Ópera do mendigo pela pinça analítica de Empson como uma metáfora crítica da hipocrisia das classes dominantes. De igual modo, o Quincas Berro Dágua da novela homônima (1960) ou o Pedro Archanjo de Tenda dos Milagres (1970), na sua condição de marginais da sociedade burguesa, dão-nos, enquanto protagonistas, uma visão crítica dela. Um por pertencer ao mundo da boemia popular, outro ao mundo do candomblé, dois mundos eminentemente antiburgueses, são atualizações do “homem do povo” cuja origem idílica ou pastoral, dentro do romance, foi bem acentuada por Mikhail Bakhtin, que assim lhe resume os traços definidores: “o homem do povo surge como portador da atitude sábia para com a vida e a morte, perdida pelas classes dominantes. (...) Sua imagem relaciona-se a uma descrição particular da comida, da bebida, do amor, da procriação. (...) Frequentemente, destaca-se em primeiro plano uma incompreensão sábia (e reveladora) do homem do povo face à mentira e convenções”.[7]

            Não é difícil reconhecer, nesses traços, o rosto de vários dos heróis e heroínas amadianos aqui citados de passagem ou considerados mais de perto. Por mais do que figurações ideológicas, eles são tipos humanos cuja força de convencimento tem muito a ver com a vitalidade da cultura popular afro-brasileira da Bahia. Dessa cultura, que vem resistindo a ação aplastadora dos meios de comunicação de massa, a obra de ficção de Jorge Amado, dela sempre tão próxima, desde os primeiros tempos de engajamento enragé, é sem dúvida uma das expressões mais altas e mais fiéis.

José Paulo Paes (1926-98) foi poeta, ensaísta e tradutor de inúmeros idiomas.



[1] Texto extraído do livro de Cacau a Gabriela, um percurso pastoral (Casa de Palavras, 1991) e editado por Ilana Goldstein. As de mais notas pertencem a José Paulo Paes.
[2] Mikhail Bakhtin. Questões de literatura e de estética: A teoria do romance (trad. A. F. Bernardini e outros). São Paulo, Hucitc/Unesp, 1988, p. 127.
[3] Bakhtin (op. Cit., pp.282-316 e 317-32) estuda na obra de Rabelais a fidelidade desta aos valores do que chama de antigo complexo folclórico, onde (...) as convenções falsas e ideal do além eram desconhecidos. Nesse complexo, as várias séries de “valores” (do corpo humano, da indumentária, da nutrição, da bebida e da embriaguez, da copulação, da morte, dos excrementos) se entrecruzavam sem distinções hierárquicas e com estatuto de equiponderância.
[4] Esta íntima ligação entre coronelismo e poder estadual era característica da “política dos governadores” institucionalizada no governo Campos Sales, como a própria estrutura de poder da República velha contra a qual se voltou o movimento tenentista. Ver, a propósito, Edgar Carone, Revoluções do Brasil contemporâneo (1922-1938). 3 ed. rev. São Paulo, 1977, p.20.
[5] William Empson. Some versions of pastoral. A atudy of the pastoral form in literature. Harmmondsworth, Penguin, s. d., p.2003.
[6] Ter certa pertinência, no caso, lembrar que na poesia lírica provençal havia um gênero conhecido como “pastorela” ou “pastoreta” caracterizado pelo debate entre um cavaleiro e pastora, debate de que esta saía usualmente vencedora. Cf. Joseph T. Shipley (ed.). Dictionary of world literary terms: Criticism, forms, technique. Londres, Georges Allen e Inwin, 1995, p. 301.
[7] Mikhail Bakhtin, op. Cit., p. 342.

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