I – IDENTIFICAÇÃO:
Professora Colaboradora: Kelly Day
Professora Orientadora: Maria Leonaide Campos Soares
Estagiárias Coordenadoras: Angélica Melo da Silva;
Camila Teodosio Brito Rodrigues;
Délcio Araújo;
Edson da Conceição Silva;
Elisabeth de Almeida Vales;
Eloany dos Santos Homobono;
Ezequias de Souza Côrrea;
Jenny Pantoja Ferreira;
Jesualine da Costa Reis;
Lorenna Luanda da Rocha Braga;
Luana da Silva Lacerda;
Miriana dos Santos da Costa;
Paulo André Bentes da Rocha;
Raiane Albuquerque Silva;
Sanderlei dos Santos Barbosa;
Silvana Façanha de Souza.
II - CARACTERÍSTICAS DO PROJETO:
Especificação: Desenvolver uma prática pedagógica, voltada para a turma de 1º nível em Língua Francesa da Universidade do Estado do Amapá - UEAP.
Carga horária: 40 Horas.
Ações a serem desenvolvidas: Elaboração de uma gincana educativa tendo como tema central o desenvolvimento das competências de produção e compreensão oral/escrita.
Público alvo: Turma do 1º nível de Língua Francesa.
Campo de Execução da Prática: Hall de entrada da Universidade do Estado do Amapá – UEAP- campus 1.
III - JUSTIFICATIVA:
A proposta do Projeto “Le concours de français” foi elaborada de acordo com as necessidades observadas e vivenciadas, de acordo com a professora colaboradora, na turma do primeiro nível de Língua Francesa da Universidade do Estado do Amapá, tendo como objetivo o desenvolvimento das competências de produção e compreensão oral/escrita na Língua Francesa.
Ao estudarmos uma língua estrangeira, além de procurar entender o que o seu falante nativo diz, buscamos também reconhecer os valores que cada palavra possui, ou seja, compreender a estrutura e funcionamento da Língua Francesa para seus diversos usos no cotidiano.
Portanto, este projeto visa no sentido amplo, à integração dos discentes no contexto escolar, a participação em eventos de cunho sócio-educativo e dinâmico, a capacidade de liderança, motivação e a responsabilidade. Desta forma, esta prática pedagógica trará atrelados alguns quesitos de avaliação, para o melhor empenho e participação dos discentes, além de propiciar o uso de instrumentos essenciais para o processo de ensino/aprendizagem da língua.
Desta forma, o projeto tem como outra função estimular o interesse dos alunos pela Língua Francesa, despertar o saber cognitivo, a assimilação, o aperfeiçoamento da escrita e da fala. Com isso, para conseguirmos atingir este objetivo, faz-se necessário, o acompanhamento, a observação e a efetivação deste projeto de maneira organizada e concreta.
IV - OBJETIVOS:
Expressar-se oralmente, com espontaneidade, ritmo e boa pontuação;
Compreender e reproduzir a linguagem escrita da Língua em questão;
Associar aos elementos de linguagem oral e outros elementos de comunicação e expressão;
Incorporar palavras novas ao vocabulário ativo, dispondo delas corretamente;
Mostrar equilíbrio e autoconfiança perante um auditório;
Percepção para a utilização das competências exigidas (oral/escrita);
Desenvolver nos alunos a capacidade de raciocínio com facilidade, legibilidade e rapidez;
Utilizar todos os conhecimentos gramaticais, normativos e ortográficos em função da otimização de suas práticas sociais da Língua Francesa;
VI – METODOLOGIA:
O projeto “Le concours de français” está dividido em três momentos, sendo que, o primeiro momento consistiu na exposição teórica e argumentativa em sala de aula, pelas estagiárias, na qual, teve como apoio textos e atividades que foram repassadas no momento da regência para o entendimento e esclarecimento dos assuntos designados.
O segundo momento ocorrerá durante o processo de organização, preparação e escolha dos materiais para a gincana que será executada pelos discentes com o apoio das estagiárias e da professora - colaboradora. Essas tarefas serão realizadas no dia da prática, sendo que, cada trio de estagiárias terá que montar sua dinâmica.
O terceiro momento ocorrerá no dia da execução do projeto, sendo que, cada discentes, divididos em grupos, deverá executar suas tarefas de maneira organizada, obedecendo aos quesitos propostos no primeiro e segundo momento. Nesta fase, haverá jurados para avaliar essas tarefas específicas. Além disso, neste dia, haverá tarefas extras, como: grito de guerra, pontualidade, organização e participação.
As atividades serão todas dinâmicas, na qual, os discentes competirão para que somente um grupo saia vitoriosa, sendo que, cada grupo ficará responsável por uma gincana e, cada aluno participará de forma ativa e interativa, pois, o importante para ganhar a competição é a compreensão, à interação e ajuda mútua dos alunos na execução da gincana. Sendo assim, as atividades possuirão os seguintes nomes:
• Les couleurs du temps;
• Les vêtements;
• Montage rapidement;
• Les articles;
• Batalha da Conjugação;
Desta forma, a participação envolverá a cooperação de todos para a realização das tarefas, não esquecendo que, a organização contará como requisito de pontuação. Todas as tarefas terão como intuito perceber se houve ou não a compreensão do assunto abordado e trabalhado durante a execução da prática, já que, esta atividade tem cunho avaliativo, uma vez, que não visa somente à competição, mas também a interação e sociabilidade dos alunos com um outro tipo de cultura.
V – RECURSOS:
5.1- Humanos
Coordenadoras - Estagiárias do Curso de Letras do 7º semestre;
Discentes do primeiro nível de Língua Francesa da UEAP;
Professora - Colaboradora;
5.2 - Materiais
Para a fundamentação teórica da prática:
• Textos;
• Painéis;
• Quadro branco;
• Microsystem;
• Figuras ilustrativas;
• Pincel atômico;
• Papel 40 KG;
• Materiais decorativos;
• Materiais para a confecção das brincadeiras;
Para a execução da prática no Hall de entrada:
• Caixa de som amplificada;
• Microfones;
• Cadeiras;
• Mesas;
• Troféus;
• Brindes;
• Balões;
• Fichas de avaliação;
• Questionário de perguntas;
VII – AVALIAÇÃO:
A avaliação consistirá durante a execução do Projeto, já que, a metodologia estará dividida em três momentos, sendo assim, levaremos em consideração os seguintes critérios avaliativos:
• Participação nas atividades;
• Interesse pelas atividades;
• Cooperação em grupos;
• Criatividade e dicção;
• Postura e responsabilidade;
• Pontualidade;
• Cumprimento de todas as tarefas;
• Questão gramatical e ortográfica.
REFERÊNCIAS
CARÉ, Jean-Marc; DEBYSER, Francis. Jeu, language et criativité. Hachette.
JULIEN, Patrice. Activités Ludiques. CLE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário