5/26/2017

O professor e a mediação

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Considerando a formação inicial do professor de língua portuguesa, redija um artigo de opinião com o objetivo de defender um posicionamento sobre a seguinte questão:

O conhecimento vivenciado no curso de Licenciatura em Letras habilita o professor para enfrentar o desafio de ensinar Língua Portuguesa no século XXI?


O conhecimento vivenciado e apresentado ao aluno no curso de letras é um caminho possível para o estudante, e futuro professor, dar conta do desafio que é lecionar neste atual momento em que o processo de ensino-aprendizagem ganha novos contornos com o advento das redes sociais, da internet e seus novos lugares de busca de informações.
Neste atual contexto da educação em que muitos conceitos, por vezes ossificados, passam a ser reconsiderados, talvez a palavra chave para o aspirante a professor de língua portuguesa seja “mediador” entre o aluno e o conhecimento que se apresenta por meio de textos diversos em suportes vários.
            O acadêmico do curso de letras que pretende tornar-se professor pode e deve considerar a ideia de que ele não é mais a única fonte de conhecimento disponível ao aluno e que necessário se faz transformar-se em ponte para que o aluno possa, com esforço e autonomia, encontrar novas fontes.

            O conhecimento experienciado no curso de letras pode muito bem habilitar o acadêmico a ser um professor que conhece e enfrenta os desafios  de se ensinar língua portuguesa no século XXI, todavia o estudante de letras deve se esforçar no sentido de estar a par dos novos instrumentos que estão a seu dispor para melhor realizar o seu trabalho.